Estágio: Como é trabalhar na ASCOM

A Assessoria de Comunicação da UFSJ, a ASCOM, é a principal responsável pela circulação das informações oficiais da Universidade. Para isso, conta com um jornal mensal, o site da instituição e agora um canal de vídeos online, a TV UFSJ. Além da equipe de jornalistas, a ASCOM oferece três vagas para estágio de alunos do curso de Jornalismo. É nesse ambiente que os selecionados têm a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de uma assessoria.

O trabalho na ASCOM foi a primeira oportunidade de estágio do aluno do 7º período André Salmerón (à direita na imagem). Exercendo a função desde fevereiro de 2013, ele diz que no início enfrentou um pouco de dificuldade para colocar em prática os conceitos aprendidos na faculdade. “Dentro do ambiente acadêmico, você tem mais tempo para refletir sobre o foco que terá o texto, por exemplo. No ambiente de mercado, você precisa manter essa mesma qualidade e ao mesmo tempo não perder tempo”, explica.

Léo Rigotto foi aprovado na mesma seleção que André, que aconteceu através de uma prova escrita e uma entrevista. Ele conta que a rotina de trabalho consiste na produção de notícias para o jornal mensal e o site, na elaboração e envio de releases e agora na produção de vídeos para a internet. Eles, ao lado da outra estagiária, Yulle Marques, são coordenados pelo Assessor de Comunicação da universidade, Bruno Carvalho.

O estágio proporciona não só qualificiação profissional, mas também a oportunidade de viver experiências únicas que contribuem para o crescimento pessoal. André considera a cobertura do 26º Inverno Cultural uma delas, onde pôde entrevistar artistas como Criolo e Tom Zé. “Sem dúvida são memórias que eu levo para a vida e que provavelmente não teria se não fosse pelo meu estágio”, resume ele que sempre se interessou pela área jornalismo cultural.

TV UFSJ
Foi criada no mês de abril a TV UFSJ. Um canal do youtube que busca ampliar a comunicação da Universidade com a comunidade através de vídeos que apresentam uma abordagem mais descontraída, diferente da usada tradicionalmente pela instituição. Para o projeto, a ASCOM recrutou mais quatro bolsistas que também atuarão na cobertura da próxima edição do Inverno Cultural.

Léo está bastante entusiasmado com o projeto, pois considera uma oportunidade de acrescentar um tom mais pessoal à produção. “Sou apaixonado por vídeo e internet, então está sendo uma experiência ímpar poder ajudar na criação de algo que, espero, vai durar bons anos, e fazendo isso de uma maneira divertida”, conta.

Para quem pretende começar um estágio, ele considera essencial correr atrás das oportunidades e não desistir nas primeiras tentativas que não derem certo. Aconselha também procurar a ajuda de pessoas mais experientes, principalmente no começo. “Ter dúvidas e não saber fazer coisas é normal, e a solução pra isso é perguntar e aprender”, conclui.

Redação: Luana Levenhagen
Edição: Thayanne Nascimento