Alunas participam de treinamento do Exército para a Copa

No último dia 20, algumas alunas do curso de jornalismo tiveram a oportunidade de participar de um treinamento para cobertura jornalística em situações de conflito. A atividade, realizada pela 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei, faz parte de uma série de exercícios em preparação para os eventos da Copa do Mundo.

O treinamento consistiu na simulação de uma manifestação popular hostil em que o exército precisava ser acionado para garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público.
As alunas tiveram que fazer a cobertura de toda a ação utilizando equipamentos de segurança e seguindo as recomendações de proteção dadas pela tropa, como se em uma situação real. 

O convite, segundo o Capitão Falci, comandante 1ª Companhia do 11º Batalhão e coordenador do treinamento, possuía duas finalidades. Primeiro, estabelecer um trabalho de cooperação com a imprensa para promover sua segurança nesses eventos, uma vez que, muitas vezes, há a exposição a situações de risco durante a cobertura. E segundo, mostrar como é feito o trabalho do exército nesses casos. 
Segundo o Capitão, os treinamentos começaram em janeiro e já foram realizados inúmeros exercícios nas rodovias de acesso a São João del-Rei. O objetivo é a capacitação da tropa para fazer parte do efetivo de Belo Horizonte durante os eventos do Mundial.

Redação: Luana Levenhagen
Edição: Milla Fernandes