Voz do Morro

O Jornal Voz do Morro tem como objetivo o desenvolvimento de diversas técnicas jornalísticas, mantendo o enfoque de atuação em dar voz àqueles que não a possuem, tanto no território são-joanense, quanto no território regional. Trabalhando em escolas e nos bairros Alto das Mercês, São Dimas e São Geraldo, o projeto tem como ênfase a criação de notícias, ensaios fotográficos, e produção de audiovisuais, sempre valorizando pautas relacionadas à cultura local e a vivência dos moradores.

O produto foi criado em novembro de 2015 como produto final da disciplina “Planejamento Visual Gráfico”, do curso de Comunicação Social – Jornalismo. O desenvolvimento do projeto perpassou pela criação de um jornal mural, em que as produções que fizeram parte do jornal foram exclusivamente sobre diversas temáticas dos bairros São Dimas, São Geraldo e Araçá.


Tendo ciência das problemáticas de comunicação encontradas nos bairros de atuação, o projeto tem como objetivo geral o trabalho de mídia alternativa (por meio de jornal mural e mídias sociais), colocando em pauta assuntos comunitários diversificados para que temáticas e eventos que geralmente não possuem espaço na mídia tradicional, possam ser vistos através de coberturas jornalísticas.

Na educação básica, a proposta é levar para os alunos das escolas a serem trabalhadas oficinas e atividades que possam impactar na formação das crianças e dos adolescentes, e que fortaleça o senso crítico em torno da nossa indústria de mídia.

Na área cultural, o jornal irá trabalhar, principalmente, com temas relacionados a esporte, lazer e música. Trabalho que se fundamentará em coberturas fotográficas e jornalísticas.

Esse texto foi escrito pelo bolsista do projeto, Alisson Santos.