Projetos experimentais

TCC

O Projeto Experimental, relacionado ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), é desenvolvido no oitavo período do curso de Comunicação Social – Jornalismo, com uma carga horária de 256 h/a, tendo um professor orientador definido pela afinidade de área temática. Ao final, o aluno executará o projeto, tendo que passar por uma banca avaliadora de três professores.

O TCC é iniciado no sétimo período nas disciplinas “Introdução ao Projeto Experimental” e “Projeto Experimental I”, quando o aluno já define no projeto se pretende fazer: um trabalho monográfico individual ou um produto. Os alunos devem preencher um formulário de indicação de possíveis orientadores – Opção 1, 2, 3 e 4, procurando apontar os docentes que têm afinidades temáticas com o que vão trabalhar. A definição do(a) professor(a) orientador(a) do TCC é feita pelos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

Para participar da disciplina “Projeto Experimental II”, é pré-requisito a aprovação nas duas disciplinas anteriormente citadas. O orientador será o mesmo do projeto.

Em caso de produto, o memorial descritivo deve conter de 5 a 10 páginas de texto. A monografia pode ter de 30 a 50 páginas [Fonte: Times New Roman, Corpo: 12, Espaçamento 1,5 – Citação> Corpo: 11, Espaçamento: simples].  O Universia Brasil resumiu em um tutorial como montar uma monografia. No dia da defesa o aluno terá 20 minutos para a sua apresentação.

ATENÇÃO! Na situação em que restar apenas Estágio Supervisionado, Monografia ou outras formas de Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares para serem concluídos e mesmo que haja tempo dentro do máximo previsto, a inscrição nas referidas unidades só poderá ser solicitada por 2 semestres, de acordo com Resolução do Conep.

Normas de Regulamentação do TCC

Orientações de Funcionamento

Formulário para Apresentação do TCC

Confira os TCCs apresentados no curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ:

APLICATIVOS
• Barroso em Quadrinhos
Aluno: Douglas Batista Gonçalves (2015)
Orientadora: Prof. Alessandra de Falco
(app – site – memorial descritivo)

DOCUMENTÁRIOS
• Qualquer Nome Serve
Alunas: Isadora Silva e Yulle Marques (2014)
Orientador: Prof. Francisco Brinati
(vídeo – memorial descritivo)

• Cadeira de Barbeiro é um Confessionário
Aluna: Mariana Sibele Fernandes (2013)
Orientador: Prof. João Barreto da Fonseca
(vídeo – memorial descritivo)

• “Em cada emoção”: 50 anos da Lira Imaculada Conceição de São Tiago MG
Alunos: Bruno Ribeiro Caputo e Michele Maria Vieira Santana (2013)
Orientação: Prof. Luciene Tófoli
(vídeo – memorial descritivo)

• Além do som
Alunas: Karen Leonita Magalhães, Abreu Natasha Terra Passos de Souza e Suellen Passarelli (2012)
Orientação: Prof. Ivan Figueiredo
(memorial descritivo)

LIVROS

• Realidades Musicais
Aluno: Bruna de Faria (2015)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(livro – memorial descritivo)

• Onde está São João?
Aluno: Danielle Márcia Hachmann de Lacerda (2015)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(livro – memorial descritivo)

• Pedras de Geni
Aluno: Eduardo Henrique de Oliveira Gaio (2014)
Orientação: Prof. Douglas Caputo de Castro
(livro – memorial descritivo)

• Próxima Pauta: Retrospectiva em Tirinhas
Aluno: Rodrigo Antunes de Souza (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(livro – memorial descritivo)

• Game Reporter: O perfil dos jornalistas de jogos no Brasil
Alunos: Gabriel S. Riceputi e João Eurico Heyden Jr. (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(livro – memorial descritivo)

MONOGRAFIAS
• Técnicas de telejornalismo na TV e na Web-TV: estudo de caso sobre os canais Globo News e Terra TV
Aluno: Marina Ratton (2015)
Orientador: Prof. Alessandra de Falco
(monografia – apresentação)

• Ninjas Fora do Eixo
Aluno: Andre Salmerón (2014)
Orientador: Prof. Ivan Vasconcelos
(monografia)

• Educomunicação e Religião: A Comunicação Organizacional no Terceiro Setor
Aluno: Helvister Geraldo Resende (2014)
Orientadora: Prof: Alessandra de Falco
(monografiaapresentação)

• Critérios de noticiabilidade: uma análise de conteúdo sobre a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 no telejornalístico Esporte Espetacular da TV Globo
Aluno: Alisson Reis Gonzaga Orientadora (2012)
Orientadora: Prof. Filomena Maria Avelina Bomfim

• UFC e Mídia: A construção do mito Anderson Silva
Aluna: Emanuelle Resende Ribeiro (2014)
Orientador: Prof. Francisco Brinati
(monografia)

• A construção das agendas midiáticas políticas. Uma análise comparativa da cobertura do Portal Uol sobre os protestos de junho de 2013
Aluno: Marcelo Alves dos Santos Júnior (2014)
Orientador: Prof. Luiz Ademir de Oliveira
(monografia)

• As estratégias de comunicação do Movimento Gay da Região das Vertentes para a construção da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em São João del-Rei- MG
Aluno: Carlos Henrique Bem Gonçalves (2014)
Orientador: Prof. Luiz Ademir de Oliveira

• Assessoria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais: Estudo de caso sobre estratégias comunicacionais e discursos políticos
Aluna: Walquíria Domingues de Souza (2014)
Orientador: Prof. Ivan Vasconcelos Figueiredo
(monografia)

• Imagens Organizacionais da Vale: como a Companhia projeta diferentes ethé de si para as imprensas mineira e capixaba
Aluna: Yvye Nathalie Prado da Silveira (2014)
Orientador: Prof. Ivan Vasconcelos Figueiredo
(monografia)

• O papel da assessoria no gerenciamento de crise na internet: estudo de caso das empresas PepsiCo e Kraft Foods
Aluna: Anna Júlia Silveira Magalhães (2014)
Orientador: Prof. Ivan Vasconcelos Figueiredo
(monografia)

• Paris: como a cidade luz é retratada na matéria de capa de revistas de turismo
Aluna: Claudia Batista Lino Rodrigues (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografia – apresentação)

• O perfil de gestores de empresas de comunicação – Os casos da In Press Porter Novelli, Agência Ideal e Approach Comunicação Integrada
Aluna: Isadora Silveira Brito (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografiaapresentação)

• A comunicação como diferencial no processo de gerenciamento de projetos
Aluno: Pedro D’Angelo Resende (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografiaapresentação)

• O telespectador e a notícia: Por que nem tudo vai ao ar?
Aluno: Franklin Félix de Oliveira (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografia – apresentação)

• Estudos de casos de gerenciamento de crises em redes sociais
Aluna: Ana Pessoa Santos (2013)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografiaapresentação)

• Moda para além da medida: a representação do plus size no portal e na revista TPM em 2012
Aluna: Ayalla Simone dos Anjos Nicolau (2013)
Orientação: Prof. Luiz Ademir de Oliveira
(monografia)

PRODUTOS DIGITAIS
• Projeto Arte em Foco
Aluna: Melina Almeida (2015)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(blog – memorial)

REVISTAS
• Cevada – a sua revista sobre cervejas especiais
Alunos: Fernanda Morais, Luisa Pinha, Milla Fernandes (2014)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(revista – memorial)

SÉRIE TELEVISIVA
• “Estudando fora”: o imperialismo do mercado, a liberdade das repúblicas e a gestão democrática da moradia estudantil
Alunos: Sthephanne Fernandes (2014)
Orientação: Prof. Luciene Tófoli
(memorial + Episódio 1 + Episódio 2 + Episódio 3 + Episódio 4)

REPORTAGEM
• Reportagem em quadrinhos na Agência Pública
Alunos: Bruna de Faria (2015)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografia)

MONOGRAFIA
• Processo de produção ciberjornalístico  na Tribuna de Minas ( Juiz de Fora)
Alunos: Clara Varginha (2015)
Orientação: Prof. Alessandra de Falco
(monografia)