Docente do Jornalismo UFSJ publica livro infantil

Docente do Jornalismo UFSJ publica livro infantil

Também conhecido como Jairo Fará, o Prof. Dr. Jairo Faria Mendes publicou um livro agora em setembro

O professor do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, Jairo Faria Mendes, publicou a obra “Cidadezinha Biruta” no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que foi realizado no início do mês de setembro, em Belo Horizonte, MG.

Segundo Jairo, que é responsável pelo texto e as ilustrações, o livro é destinado para crianças com até 9 anos e foi produzido pela Páginas Editora – uma editora mineira que tem se especializado em literatura infanto-juvenil.

(O livro) nasceu de um sonho. Uma manhã sonhei com a história do livro, inclusive com as primeiras estrofes. Venci a preguiça, levantei e escrevi o livro em poucos minutos”, conta o professor. Jairo continua expondo mais detalhes sobre a “Cidadezinha Biruta”, que é uma “cidade muito pequena e muito diferente, onde os números convivem com as pessoas”. “No início, achei a história estranha, mas mostrando para pessoas ligadas a literatura, vi que todas gostavam muito. Conversei com a Leida Reis (proprietária da editora), que também gostou da história e me incentivou a lançar”, lembra.

Lançamento

O evento teve a presença de turmas de crianças de escolas públicas da capital mineira, que conheceram o enredo do livro por meio da apresentação do ator e contador de histórias, Paulo Fernandes.

O primeiro no segmento infantil

De acordo com o professor, autor e ilustrador – que tem suas obras ligadas, principalmente, ao cordel, poesia, prosa e a arte conceitual – “Cidadezinha Biruta” é o seu primeiro livro infantil. “Meu trabalho é bem adulto. Tudo aconteceu pelo acaso […]. Mas senti uma grande satisfação em lançar esse livro. O universo infantil é o universo da brincadeira e da magia, algo contagiante”, admite.

Para adquirir a obra

O livro “Cidadezinha Biruta” está a venda em algumas livrarias de Belo Horizonte e também pode ser adquirido pelo site da editora.

Texto: Arthur Raposo Gomes

Fotos: Arquivo pessoal