POR ONDE ANDA: WANDERSON NASCIMENTO

Também formado em Letras, o egresso confessa que é encantado pela profissão de jornalista

“Eu fiz uma graduação em Letras (licenciatura) antes do Jornalismo, mas, durante o estágio, percebi que não queria ser professor. Ao final da graduação, a UFSJ abriu o curso de Comunicação Social – Jornalismo e logo me interessei”, lembra Wanderson Nascimento, quando perguntado sobre o período universitário.

Nascido em Tiradentes e atualmente com 32 anos, Wanderson fez parte da primeira turma do curso. Durante a faculdade, chegou a fazer três anos de Iniciação Científica, estágio na equipe de reportagem de um jornal local e também atuou como assessor de imprensa na Câmara Municipal de Barroso, ainda durante os seus estudos.

Desse período, o jornalista se recorda que “sempre gostei muito de escrever e fotografar. Minha preferência foi sempre a redação e o fotojornalismo”.

Assessoria, comunicação digital e jornalismo esportivo

Atualmente com 32 anos e residindo em Barroso, Wanderson conta que se divide em diferentes vertentes da profissão. “Hoje atuo como Chefe de Comunicação da Prefeitura de Barroso e – como sou atleta ultramaratonista de montanha – acabei me envolvendo muito também com o Jornalismo Esportivo e sou Diretor de Jornalismo da Revista Trail Running . Além disso, atuo como fotógrafo esportivo em alguns eventos e faço gerenciamento de mídias sociais de alguns projetos . Já no portal de notícias Jornal Primeira Página, supervisiono a produção de conteúdo”, explica.

Dica aos futuros colegas de profissão

Wanderson sugere que os atuais estudantes do curso procurem desenvolver suas habilidades nas mais variadas áreas: “o profissional de comunicação tem que ser bastante versátil nos dias de hoje. É preciso atuar bem na redação, edição, fotografia, vídeo, rádio, TV, enfim, estar preparado para todas essas atividades, pois o mercado é bastante concorrido”.

O jornalista confessa que, anteriormente, não tinha afinidade com a prática de Jornalismo Esportivo, “mas fiz a disciplina assim mesmo e hoje é a área da qual mais gosto e onde tenho mais satisfação em trabalhar, sendo diretor de uma revista especializada no esporte que eu pratico”.

Parabéns pela trajetória inspiradora, Wanderson!

Texto: Arthur Raposo Gomes

Fotos: Arquivo pessoal / reprodução