A previsão da Prefeitura de São João del-Rei é que a obra esteja pronta em 9 meses.

A Prefeitura de São João del-Rei deu início à construção de uma nova escola municipal na Rua do Ouro, localizada no bairro Alto das Mercês. A nova escola terá capacidade para acolher 250 alunos e a previsão é que ela fique pronta nos próximos nove meses. O custo da construção é de R$ 744 mil, que serão pagos por meio de de recursos municipais. A responsável pela obra é a construtora Yapi Engenharia.

De acordo com o prefeito Nivaldo Andrade, a escola busca atender as crianças da região que normalmente precisam se deslocar até outros pontos do município. As aulas serão divididas em dois turnos para alunos da primeira à nona série.

De acordo com a moradora Maria Batista Silva, a construção da escola no local é um grande benefício para o bairro. Sua sobrinha Maria Eduarda, de 12 anos, estuda atualmente na Escola Municipal João dos Santos, no Centro. A intenção da família é matriculá-la na escola da Rua do Ouro assim que essa estiver pronta.

O terreno da obra contará com 828 metros quadrados de área construída. Os alunos se dividirão em cinco salas de aula, além da sala de informática e da biblioteca. A obra também conta com uma área de recreação, refeitório e vestiário. Segundo a Prefeitura, a acessibilidade foi uma das preocupações do projeto e a escola será adaptada para atender a quaisquer necessidades especiais dentro dos parâmetros estabelecidos por lei.

Outro aspecto que chama a atenção na obra da Rua do Ouro é a inclusão do ensino em horário integral para alunos de quinta e nona série. Em nota no site da Prefeitura, a secretária municipal de Saúde, Cíntia Leite, falou sobre a implementação, afirmando que “quanto mais tempo na escola, mais aprendizado o aluno tem”.

A escola contará com turmas de período integral (Foto/VAN: Isadora Jales)

Para a professora de Filosofia, Bianca Silva Marcelino, a iniciativa de construir a escola  é muito positiva, visto que o bairro em questão carece de maiores investimentos em vários aspectos, como infraestrutura, saúde e educação. “Oferecer o acesso à educação no próprio bairro, ao menos  para os anos iniciais, deve facilitar a vida dos moradores, que atualmente precisam se deslocar para os bairros próximos como, por exemplo, o Senhor dos Montes” pontua. Ela acrescenta ainda que o desenvolvimento da noção de pertencimento à comunidade também pode ser uma potencialidade da criação da nova escola.

Texto/VAN: Isabela Roldão, Kamila Amaral
Colaboração: Isadora Jales