12671984_1053830734640013_2492089097305319285_o

Segundo a tradição católica, o Domingo de Ramos representa a chegada de Jesus à Jerusalém e marca o início da Semana Santa que os leva até a maior festa cristã: a Páscoa.

Em São João del-Rei, a tradicional bênção de ramos aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e uma procissão seguiu até a Igreja da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Segundo o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, a celebração é uma forma de renovação da fé: “Quando a Igreja celebra hoje a Semana Santa, começando com o Domingo de Ramos, é para termos essa certeza de que Jesus também está chegando ao nosso meio.”

Dom Célio também explica a força da celebração para a Igreja: “É um celebração realmente secular. A Igreja conserva essa tradição que é muito importante para entendermos o que significou o processo de Jesus. Ele é recebido com alegria em Jerusalém e depois aquela massa que o recebe é manipulada, e vai pedir a sua condenação”.

Na missa realizada após a benção e procissão dos ramos, o Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart, acompanhado dos demais representantes do clero de São João del-Rei, celebrou a liturgia, destacando as preparações para a Semana Santa e a importância desse momento para todos os cristãos.

Os ritos de Ramos foram acompanhados pelas tradicionais irmandades de São João del-Rei. Lucília Resgala, irmã da Irmandade do Santíssimo Sacramento, explica toda a emoção por trás da tradição: “Eu fico imaginando a cena de Jesus entrando na Galileia, sentado em um burrinho e todo mundo abanando com as folhas. Eu até me arrepio, me emociono. Pra mim é de uma emoção muito grande”.

Para o fiel Edeir Magalhães do Sacramento, a participação na procissão é a continuidade da cultura religiosa e o comprometimento com a fé católica: “Eu acredito que a gente que valoriza a fé cristã, tem que valorizar todos os seus atos, e um deles é esse: onde Jesus entra triunfalmente em Jerusalém.”

A tradição religiosa de São João del-Rei atraiu também turistas para a celebração do Domingo de Ramos. Antônio Augusto, visitando a cidade pela primeira vez, comentou a experiência: “Aproveito as viagens que faço com minha esposa para conhecer as tradições de diferentes lugares. Há muitos anos eu vou na procissão de Domingo de Ramos, mas é a primeira vez que venho na de São João del Rei. Estou achando muito bonito e gostando muito!”

Você pode conferir a programação completa ou também baixar o aplicativo.

Confira mais fotos:

TEXTO/VAN: Lucas Almeida

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.