No app, disponível para Android, é possível conferir a programação de maneira fácil

Lançamento de Aplicativo Semana Santa SJDR é prestigiado por várias pessoas - Foto: Ana Resende Quadros
Lançamento de Aplicativo Semana Santa SJDR é prestigiado por várias pessoas – Foto: Ana Resende Quadros

Agora sanjoanenses e turistas têm uma nova maneira de se programar para a Semana Santa. Foi lançado nessa sexta-feira, 18, um aplicativo que contém todo o itinerário da festa religiosa dividido por dias ou temas, além de outras funcionalidades.

A aplicação é o resultado da parceria dos cursos de Comunicação Social e Ciências da Computação da UFSJ e foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2015 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos Eduardo Carazza e Luiz Fernando Carvalho.

“O objetivo era criar uma maneira de divulgar tradições que são únicas em São João del-Rei. O Ofício de Trevas, por exemplo, só é feito dessa maneira aqui na cidade”, explica Eduardo durante a apresentação.

A partir da tela inicial, é possível acessar o menu que conta com a programação, diária ou temática (apenas missas ou apenas confissões, por exemplo), mapa com a localização das igrejas e também dos chamados “passinhos” (que representam algumas cenas durante a trajetória de Cristo durante o Calvário). Pode-se também acessar o áudio do Ofício de Trevas, executado pela Orquestra Ribeiro Bastos e da Via Sacra tradicionalmente narrada pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart – que foram gravados com exclusividade para o aplicativo.

Além desses recursos, os usuários também podem interagir: utilizando a hashtag #semanasanta_sjdr nas fotos publicadas no Instagram, as imagens são redirecionadas para o aplicativo. O app contará também com um ensaio fotográfico exclusivo que fará cobertura da Semana Santa de 2016.

O padre Geraldo Magela da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar foi vital para a realização do aplicativo e conta que acha importante a parceria. “A gente vê que a Semana Santa tem lastro na cultura da cidade, tem o lado cultural, mas tem também um apelo espiritual muito forte. E eu vi na iniciativa dos meninos a comprovação disso, que vale a pena preservar, que vale a pena  cuidar”, afirma.

Os professores que orientaram o trabalho foram Alessandra de Falco e Dárlinton Caravalho, que estão satisfeitos com o resultado. “Eu fico muito orgulhosa, porque é um aluno que está saindo da universidade como um profissional, com portfólio. É um trabalho que já está na comunidade”, conta Alessandra.

O aplicativo já tem mais de 50 downloads e tem sido bem recebido pelo público. Nos comentários, Wanda Diniz afirma que o app é muito interessante. “Amei! Muito fácil de mexer e tem informações precisas e indispensáveis pra quem está envolvido nesse meio ou pra quem tem curiosidade de conhecer mais”. Para baixar, basta acessar a Google Play Store.

Confira as funcionalidades do aplicativo:

TEXTO: Ana Resende Quadros/Elaine Maciel