No ar: UAI Notícia, jornal eletrônico das Vertentes

Rodrigo e Douglas Caputo – Foto: Arquivo Pessoal

Quando se formou em Comunicação Social pela UFSJ, em 2013, Douglas Caputo não imaginava a situação do mercado de trabalho que iria encarar. Após algumas experiências e tentativas, o jornalista da cidade de São Tiago, também mestre em Letras, decidiu com a ajuda de um amigo que era hora de domar a situação pelo empreendedorismo. Assim nasceu o Uai Notícia, jornal eletrônico com foco na sua cidade natal e região das Vertentes.

Douglas é veterano da Universidade de São João del-Rei, com muitas credenciais: ingressou pela primeira vez na instituição no curso de Letras, em 2003. “Participei de vários projetos, sempre voltados para o lado acadêmico”, conta. Entre eles, o estudo do Big Brother Brasil e o formato de reality shows, quando o programa ainda estava em suas primeiras edições. O jornalista participou ainda de um projeto de Iniciação Científica com o professor da UFSJ Luiz Ademir, já no curso de Jornalismo. O tema era o posicionamento do jornal Estado de Minas na campanha política municipal de Belo Horizonte, em 2008. Mas o projeto teve de ser descontinuado, pois Douglas não era mais mestre de seu tempo: “Como passei no mestrado, ficou impossível. Eu dava aula de manhã em São Tiago, tinha mestrado à tarde e Jornalismo à noite, em São João del-Rei”, explica.

A concepção do Uai Notícia veio com a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Douglas foi professor substituto do curso de Jornalismo da UFSJ por dois anos, tendo o contrato expirado no início de 2016. Foi então que viu suas possibilidades cada vez menores: “O mercado está em crise; não existe emprego.” A solução? Inovar.

O rabisco inicial do Uai Notícia se deu ainda no ano passado. “Sentei com Rodrigo Caputo (amigo e parente de muitos graus), formado em Ciência da Computação, e tivemos esta ideia de fazermos um site jornalístico, vender publicidade”. O projeto ficou suspenso porque Douglas iria prestar um concurso e mudar de cidade, o que acabou não dando certo. Antes de retomar a ideia do jornal, ele tentou a sorte novamente em vários veículos impressos, em Belo Horizonte, Juiz de Fora e São Paulo. Mas não conseguiu vaga. Era hora de retirar o rabisco do papel.

Uai Notícia

“No dia 28 de março começamos. A ideia do projeto é ser local, mas sem perder o foco regional e também trazer fatos nacionais ou internacionais, que interfiram em nosso cotidiano”, diz. E dá como exemplo o recente aumento dos medicamentos, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, desencadeado pela alta do dólar: “O aumento do dólar sobe o custo da matéria prima do remédio, que aumenta seu preço na farmácia, que é repassado para mim. É um acontecimento nacional e também internacional que impacta em qualquer cidade. Pegamos uma fonte que toma remédio controlado, quanto ela gasta por mês, a dificuldade de pagar por este remédio agora, com o aumento, e inserimos na nossa realidade aqui”.

Apesar de o conteúdo ser produzido a duas mãos, Douglas mantém a periodicidade do Uai Notícia, que é diária. “Sempre apronto o jornal um dia antes. Por exemplo, tenho quatro matérias prontas. Se amanhã, até o final da manhã aparecer alguma coisa nova, apuro, escrevo e publico”, destacando que isso costuma acontecer com as pautas policiais.

Douglas tem planos de, em longo prazo, transformar o site em algo maior. “É muito recente e estamos conversando muita coisa. Tenho essa pretensão de que ele cresça e se torne um portal, e não apenas um site noticioso. Que tenha entretenimento e aumente o leque de opções para os nossos usuários e leitores”, conta. Mas ele tem ainda pela frente o desafio da captação de recursos para manter o crescimento do jornal, que hoje conta mais de mil visitas diárias. Muito, se levarmos vários pontos em consideração: “É um site em uma cidade com dez mil habitantes, onde nem todo mundo tem acesso a computadores, internet”, conta. Além disso, por enquanto não há recursos para ações de marketing, a não ser uma permuta com uma rádio comunitária, a Rádio União: “Eles leem as nossas notícias e no final divulgam a fonte, pedem aos ouvintes para acessarem e publicam no Facebook deles.”

Ponto interessante nas estatísticas do Uai Notícia está na origem de suas visitas: muitos cidadãos que moram fora procuram se informar sobre a cidade de São Tiago ao redor do globo. Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, e Argentina estão estre as localidades que visitam o site que teve, até o fim da última semana, o seu maior número de acessos na notícia sobre “o monstro de Oliveira”, que conta da prisão de Vítor Silva, filmado enforcando um cadelinha na cidade de Oliveira, a 70km de São Tiago.

O jornal eletrônico está alinhado com o conceito de aldeia global, do filósofo canadense Marshall McLuhan. “Pensar local e agir global. Esta inserção que a internet propicia, de você se comunicar com o mundo inteiro e levar informação para o maior número de pessoas possível. Aquela questão do morador que está fora e estará por dentro, graças ao meio de comunicação internet, que facilitou a interação de pessoas no mundo inteiro” finaliza.

Douglas hoje se dedica completamente a este projeto. Ele conta que já foi abordado por jornalistas e estudantes interessados em colaborar, mas por enquanto ainda não é possível contratar. Para os interessados em acompanhar o Uai Notícia, o endereço é www.uainoticia.com.br, com links para todas as mídias sociais.

Texto: Cid Bruno