Professores

Professor(a) E-mail Sala
Alessandra de Falco alessandrafalco@ufsj.edu.br 1.15 E RE
Cristiano Otaviano cristianoufsj@gmail.com  2.06 RE
Filomena Bomfim myosha@gmail.com  2.01 RE
Francisco Brinati chicobrinati@yahoo.com.br  2.06 RE
Ivan Vasconcelos ivanvasconcelos@ufsj.edu.br 2.20 G RE
Jairo Farias jairofarias@hotmail.com 1.11 RE 3
Janaina Barcelos janabarcelosok@gmail.com
João Barreto da Fonseca jombarreto@gmail.com 3.19 RE
Kátia Hallak Lombardi katialombardi@ufsj.edu.br  3.20 RE
 Luciene Tofoli lucienetofoli@ufsj.edu.br
Luiz Ademir de Oliveira 2.20 F RE
Luiz Gonzaga Chiavegato Filho lgcfilho@ufsj.edu.br LAPSAM
Patrícia Castro Mattos pamattos@uol.com.br CDB 1.54
Paulo Henrique Caetano phcaetano@ufsj.edu.br
 Vanessa Maia Barbosa de Paiva  vanesssamaia@gmail.com  2.20 C RE

Colegiado do curso

Francisco Brinati

Luciene Tofoli

Paulo Henrique Caetano

 

Alessandra de Falco

alessandradefalcoFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas e em Letras – Bacharelado e Licenciatura – pela Unicamp, especialista em Jornalismo Científico  pelo Labjor/Unicamp, mestre em Comunicação Social pela Metodista e doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente realiza o estágio Pós-Doutoral na Metodista-SP. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de Jornalismo Científico e Tecnológico, Comunicação Organizacional e Educação.É tutora da empresa Mosaico Comunicação Jr. Também é docente no Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UFSJ) nos cursos de Especialização em Educação Empreendedora e em Mídias na Educação. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG-Metodista-SP), do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (NEAD/UFSJ), do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software da UFSJ e do grupo Tecnologia e Narrativas Digitais – TECND, da Universidade Federal do Maranhão.

Áreas de interesse: Ensino de Jornalismo – Jornalismo e Tecnologia – Jornalismo móvel.

Disciplinas: Jornalismo Online, Oficina de Jornalismo Online, Projeto Experimental em Jornalismo I e Projeto Experimental em Jornalismo II.
Site das Disciplinas: https://jornalonlineufsj.wordpress.com
Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364147270106274      Contatoalessandrafalco@ufsj.edu.br

Cristiano Otaviano

Foto Cristiano1
É doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), onde defendeu a tese “Da aparência ao jogo: uma leitura sobre O Teatro Mágico de Fernando Anitelli”. Na mesma instituição, concluiu a graduação em Comunicação Social (2000). Possui mestrado em Semiologia/Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atuou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2010 a 2012), na área de Comunicação Midiática. Também foi professor da UNIPAC nos cursos de Publicidade e Propaganda (Barbacena, 2002 a 2009) e Jornalismo (Juiz de Fora, 2005 a 2009). Tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação e jornalismo impresso. Atualmente, desenvolve pesquisas a respeito dos efeitos das novas tecnologias sobre o jornalismo, a publicidade, a literatura e a arte

Áreas de interesse: Semiologia – Teoria da Comunicação – Ciência da Literatura – Jornalismo e Editoração.

Disciplinas:Análise Crítica da Mídia, Jornalismo Científico e Reportagens Especiais Para Jornalismo Impresso.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022732973502208          Contato: cristianoufsj@gmail.com


Filomena Bomfim

filomenabomfimProfessora do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades & Sustentabilidade (PIPAUS), da UFSJ, coordenado pelo Prof. Dr. Adilson Roberto Siqueira. Graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestre pelo Graduate Centre For Journalism – City University, Londres(1992), mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em 2007 concluiu sua pesquisa pós-doutoral no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto (Canadá), sob a orientação do Prof. Dr. Derrick de Kerckhove. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) de fevereiro de 1993 até dezembro de 2008, quando foi aprovada no Concurso Publico para provimento do cargo de docente do magistério superior, Classe Adjunto, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para o curso de Comunicação Social-Jornalismo. Como pós-doutora na área de Comunicação, Cultura e Tecnologia, especializou-se na avaliação da relevância do legado teórico de Herbert Marshall McLuhan na Academia Brasileira na atualidade. Entretanto, sua vinculação ao PIPAUS aliada à realização de projetos de extensão voltados para a utilização dos meios de comunicação em escolas da rede pública de ensino tem direcionado seus trabalhos para o campo da Educomunicação. É lider do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação, certificado pelo CNPq, e coordenadora e editora-chefe da Vertentes Agência de Notícias (VAN), projeto aprovado pela FAPEMIG e programa de extensão registrado na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UFSJ, cuja ênfase concentra-se na Comunicação Regional e em práticas educomunicativas experienciadas na Rede Pública de Ensino de São João del-Rei e em comunidades quilombolas.

Áreas de interesse: Comunicação Regional – Jornalismo Comunitário – Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Disciplinas: História do Jornalismo, Jornalismo Internacional, Jornalismo Ambiental, Comunicação Regional e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944918766869732        Contato: myosha@gmail.com

Francisco Brinati

chicoGraduado em Comunicação Social – Jornalismo (2005) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Comunicação e Sociedade (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Comunicação Social (2015) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como produtor, repórter, coordenador de transmissões esportivas e editor na TV Integração – Juiz de Fora (2004-2013); Repórter e articulista do jornal JF Hoje (2009-2011); Repórter da Rádio Panorama FM (2006-2007); e Editor do Sportv (2010). Foi professor do Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá (2011-2013); Professor Substituto do Departamento de Rádio e TV da Faculdade de Comunicação Social da UFJF (2011-2013); dos cursos de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2011) e da Especialização em Jornalismo Esportivo da PUC Minas (2012).

Áreas de interesse: Radiojornalismo – Telejornalismo – Jornalismo Impresso – Jornalismo Esportivo – Comunicação e Identidades.

Disciplinas: Tópico Variável em Jornalismo Especializado-Jornalismo Esportivo, Comunicação Comparada e Ética e Legislação em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588763411995269        Contato: chicobrinati@yahoo.com.br

Ivan Vasconcelos Figueiredo

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2006). Mestre em Letras – Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social, pela Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ (2008). Doutor em Estudos Linguísticos, na área Linguística do Texto e do Discurso, linha de pesquisa Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2010). Tem experiência nas áreas de Assessoria de Comunicação, Telejornalismo e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

Áreas de interesse: Comunicação Organizacional – Assessoria de Comunicação – Análise do Discurso – Jornalismo.

Disciplinas: Comunicação Organizacional, Assessoria de Comunicação e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530141800120346     Contatoivanvasconcelos@ufsj.edu.br

Jairo Faria Mendes

jairofariaPossui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). É Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade de Coimbra (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. É escritor, trabalhando a literatura em diversos suportes.

Áreas de interesse: Jornalismo Impresso – História da Imprensa – Jornalismo Literário.

Disciplinas: Narrativas Jornalísticas, Técnicas Jornalísticas, Oficinas de Jornalismo Impresso, Jornalismo Econômico e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/4920747289645616          Contatojairo.faria@hotmail.com

Janaina Dias Barcelos 

professora janainaDoutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso pela FALE/UFMG (2016), com o tema análise do discurso de fotografias jornalísticas. Doutorado sanduíche na Université Paris-Est Créteil, França. Participa do Núcleo de Análise do Discurso (NAD) e do Núcleo de Estudos sobre Transgressões, Imagens e Imaginários (NETII), ambos na FALE. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra (2009), Portugal, com o tema análise de fotos jornalísticas e noticiabilidade da dor e do sofrimento. Possui especialização em Comunicação e Gestão Empresarial pela PucMinas (2001) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMG (1995). Lecionou por cinco anos no curso de Jornalismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, onde também coordenou a agência experimental de comunicação. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em narrativas jornalísticas, gêneros jornalísticos da imprensa e comunicação organizacional, atuando principalmente nos temas: produção de conteúdo, planejamento de comunicação, edição de publicações, narrativas e técnica de jornal impresso.Trabalhou por cinco anos consecutivos na agência de comunicação integrada BH Press, para a qual continuou atuando como free lancer e por onde passou novamente em 2007 e 2011.

Áreas de Interesse: Jornalismo impresso – Análise do discurso – Narrativas Jornalísticas – Fotojornalismo – Assessoria de Imprensa – Comunicação Empresarial.

Disciplinas: Produção Textual, Comunicação Comparada, Práticas Discursivas e Projeto Experimental em Jornalismo I.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9206365815349191 Contato: janabarcelosok@gmail.com

João Barreto da Fonseca

joaobarretoGraduado em Jornalismo (1987) e mestre em Estudos Literários (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e doutor em Comunicação e Cultura, na linha de Tecnologias e Estéticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2008). Trabalhou como repórter em várias editorias e foi crítico de cinema e música em jornais impressos. Tem experiência em jornalismo cultural e na televisão: “Espaço Dois”-TV Educativa (Espírito Santo) e “Metrópolis”-TV Cultura (São Paulo).

Áreas de interesse
: Jornalismo Cultural – Jornalismo Impresso – Cinema – Vídeo – Cibercultura.

Disciplinas: Oficina de Jornalismo Impresso, Jornalismo Cultural, Teorias do Jornalismo Online, Tópico Variável em Comunicação e Cultura e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/6852205144159820          Contatojombarreto@gmail.com

Kátia Hallak Lombardi

katialombardiProfessora Adjunto 1 e coordenadora do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC Minas (1990), mestre (2007) e doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou como professora substituta na Escola de Belas Artes da UFMG e como professora celetista do curso de Comunicação Social da PUC Minas e da Faculdade Promove. Atua nas áreas de Comunicação e Artes Visuais, com ênfase em Imagem e Fotografia. Tem desenvolvido e orientado projetos relacionados à história da fotografia, fotografia contemporânea, fotografia e novos suportes, fotografia de guerra, fotografia documental e fotojornalismo.

Áreas de interesse: Linguagem Fotográfica – Fotojornalismo – Imagem – Cultura.

Disciplinas: Linguagem Fotográfica, Fotojornalismo, Comunicação e Cultura e Projeto Experimental em Jornalismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/750516883606337      Contatokatialombardi@ufsj.edu.br

Luciene Tófoli

lucienetofoliGraduada em Jornalismo (1986) e especialista em Mídia e Deficiência (2004) pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, mestre em Psicologia/Psicanálise (2006) e mestre em Letras (2008), ambos pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES-JF. Doutoranda em Literatura na UFJF (2012). Foi professora da UFJF no curso de Jornalismo e Coordenadora de Comunicação Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde criou a Rádio Web Câmara. Também foi editora-chefe de Telejornais da Rede Globo e repórter da revista Isto É – MG. Foi chefe do departamento de Radiojornalismo da Rádios Solar de Juiz de Fora, além de editora de diversos sites e, especificamente na área de política no jornal Diário da Manhã, de Juiz de Fora.

Áreas de interesse: Jornalismo Audiovisual – Webjornalismo – Jornalismo Impresso – Assessoria de Imprensa.

Disciplinas: Teorias do Radiojornalismo, Teorias do Telejornalismo, Ética e Legislação em Jornalismo, Oficina de Telejornalismo, Documentário para TV e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673690560312559          Contatolucienetofoli@ufsj.edu.br

Luiz Ademir de Oliveira

luizademir

Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu pós-doutorado, em curso no âmbito do PPGCOM/UFJF, desenvolve a pesquisa A disputa eleitoral de 2014: as estratégias midiáticas e políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e nas fanpages dos candidatos sob a ótica da narrativa transmidiática. Orienta o projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo CNPq: As estratégias midiáticas dos candidatos à Presidência da República no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); De 2001 a 2008, atuou como docente e pesquisador no curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), onde criou e coordenou a pós-graduação lato sensu em Comunicação e Política, em Belo Horizonte. De 2006 a 2008, atuou como docente e pesquisador do Mestrado em Comunicação Social da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Juiz de Fora. Ocupa a função de Diretor Científico da Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM). Tem experiência na área de Comunicação e Política, com ênfase em Teorias da Comunicação, Comunicação Política, Pesquisa em Comunicação, Teorias do Jornalismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teorias da comunicação, campo da comunicação, processos de midiatização, representações políticas e sociais, jornalismo, análise crítica da mídia, propaganda política e eleitoral, o pensamento habermasiano, cidadania, direitos humanos.

Áreas de interesse
: Teorias da Comunicação – Comunicação Política – Pesquisa em Comunicação – Teorias do Jornalismo – Filosofia Política – Ética e Política.

Disciplinas: Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Jornalismo Político, Análise Crítica da Mídia e Projeto Experimental em Jornalismo.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002          Contatoluizoli@ufsj.edu.br

Luiz Gonzaga Chiavegato Filho

luizgonzagaPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1996), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2002) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo-USP (2011). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ.


Áreas de interesse
: Psicologia do trabalho – Ergonomia – Saúde do trabalhador.

Disciplina:Pscicologia Geral e da Comunicação.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7639878015089595          Contatolgcfilho@ufsj.edu.br

Patrícia Castro Mattos

patriciacastroPossui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de Brasília. Recebeu bolsa do convênio DAAD/Capes para realização de doutorado sanduíche na Universidade de Flensburg, na Alemanha. Pós-doutorado na Fachhochschule Bielefeld (bolsa da fundação Alexander von Humboldt). É professora do Departamento de Ciências Sociais (Decis) da Universidade Federal de São João Del-Rei-UFSJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia das desigualdades sociais e estudos de gênero. É autora dos livros As visões de Weber e Habermas sobre Direito e Política e A Sociologia Política do Reconhecimento: As contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser ( 1ª reimpressão em 2012). Organizou com Jessé Souza o livro A Teoria Crítica no Século XXI (1ª reimpressão em 2012).

Áreas de interesse: Teoria sociológica – Sociologia das desigualdades sociais – Estudos de gênero.

Disciplinas: Antropologia Cultural e Cultura Brasileira.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752517551845035     Contatopamattos@uol.com.br

Paulo Henrique Caetano

ph caetanoProfessor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no Departamento de Letras, Artes e Cultura, leciona no curso de Comunicação Social (Jornalismo), na área de Ciências da Linguagem, e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS). Possui Graduação em Letras – Licenciatura em língua Inglesa (1998), Mestrado em Estudos Literários – Literaturas de Expressão Inglesa (2001), e Doutorado em Estudos Linguísticos – Linguística Aplicada (2007), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em estudos do discurso a partir de temáticas transversais, com atuação principalmente nos seguintes temas/áreas: linguagem e representação, mídia e discurso, cultura brasileira e relações raciais, racismo na mídia, pan-africanismo, cultura afro-caribenha e afro-brasileira, estudos culturais, prática de ensino de línguas, etnomusicologia, produção cultural e extensão universitária. De 2012 a 2016 atuou como Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João del-Rei. Desenvolve trabalho autoral com o grupo Witchhammer, iniciado em 1986, da cena musical do Heavy Metal belorizontino, como compositor, guitarrista e vocalista.

Áreas de interesse: Análise Crítica do Discurso – Artes do Vídeo – Música – Jornalismo e Editoração – Teoria da Comunicação.

Disciplinas: Produção Textual e  Ciências da Linguagem.

Latteshttp://migre.me/ueMva                             Contatophcaetano@ufsj.edu.br


Vanessa Maia Barbosa de Paiva
13296204_10209449533577790_1420715743_nPossui Graduação em Jornalismo (1994) e Especialização em Políticas de Comunicação Organizacional (1998) pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense-UFF-RJ (2002). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Atuou como jornalista no Jornal A Gazeta (redação) e como editora da coluna Victor Hugo, do mesmo jornal. Foi editora assistente do telejornal BOM DIA ES, na TV Gazeta, filiada Rede Globo. Foi professora das Faculdades Integradas São Pedro-FAESA. Foi coordenadora da TV FAESA, uma das emissoras que compõem o Canal Universitário do Espírito Santo. Foi professora do Curso de Pós-Graduação da FAESA. Na mesma instituição, integrou como consultora o conselho editorial da Revista Científica da FAESA.

Áreas de interesse: Comunicação – Educação – Mídias – Estéticas de existência – Audiovisual – Subjetividades e mídias.

Disciplinas: Teorias do Radiojornalismo, Teorias do Telejornalismo, Oficina de Radiojornalismo, Oficina de Telejornalismo, Documentário para TV e Projeto Experimental em Jornalismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0527994640217992          Contatovanesssamaia@gmail.com