Informações Gerais

A graduação em Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal de São João del-Rei – MG (UFSJ), tem por objetivo a formação de um profissional com visão crítica e analítica, habilitado ao exercício da prática jornalística em qualquer veículo de comunicação – jornal, revista, produção de livros-reportagem, televisão, rádio, internet – e em assessorias de imprensa e comunicação de instituições públicas e privadas, sindicatos, associações comunitárias, organizações não governamentais e demais entidades sociais. Busca também preparar o aluno para empreender e criar seu próprio negócio de prestação de serviços de comunicação ou estabelecer seu próprio veículo de comunicação. Conheça o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da UFSJ.

O mercado de trabalho do jornalista inclui, também, o exercício da docência em instituições de ensino superior, dedicação à pesquisa e progressão na vida acadêmica (especialização, mestrado e doutorado). O bacharelado ainda procura atender e suprir a demanda por profissionais especializados, principalmente na área de Jornalismo Cultural. O curso noturno, alocado no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), proporciona sólida formação prática e teórica ao longo de oito semestres (quatro anos). Anualmente são oferecidas 50 vagas por meio de processo seletivo. O curso, vinculado ao Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC), iniciou suas atividades em 2009, com a adesão da instituição ao REUNI.

OBJETIVOS

• Incentivar a reflexão e a investigação sobre processos comunicacionais e suas transformações diante das mudanças que as novas tecnologias de informação introduzem na sociedade contemporânea;
• Atender a demanda por recursos humanos qualificados, capazes de desenvolver uma visão crítica e analítica para responder às exigências de um mercado competitivo;
• Contribuir com a preservação da memória cultural, histórica e social, a partir da reflexão sobre as diversas teorias da comunicação e de suas interfaces com outras áreas do conhecimento;
• Possibilitar uma formação baseada na ética e participação, para que os alunos obtenham o máximo da técnica de produção e de transmissão da mensagem, seja ela informativa ou institucional.

PERFIL DO EGRESSO

• Reflexão crítica sobre a função do jornalismo na sociedade;
• Exercício da ética jornalística na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos;
• Conhecimento e domínio de técnicas e processos comunicacionais e tecnológicos pertinentes à atividade jornalística;
• Produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos;
• Atuação em assessorias na apreciação de conjuntura e definição de estratégias, convertendo-as em ações de comunicação jornalística apropriadas;
• Gestão de veículos de comunicação e de empresas prestadoras de serviços de comunicação jornalística;
• Desempenho das funções profissionais próprias da área, em suas interfaces e interações com atividades correlatas nos campos das ciências, da cultura e das artes.

FORMAÇÕES ESPECÍFICAS

O Ensino no Curso de Jornalismo da UFSJ

Formação Humanística: este eixo contempla as disciplinas que possibilitam ao aluno uma formação mais ampla na área de humanidades e fortalece o caráter interdisciplinar do curso. São oferecidas as unidades curriculares Ciências da Linguagem, Tópico Variável em Práticas Discursivas, Antropologia Cultural, História da Arte, Sociologia Geral e da Comunicação, Filosofia Geral e da Comunicação e Psicologia Geral e da Comunicação.

Formação Teórica em Comunicação e em Jornalismo: este eixo tem como objetivo dar o embasamento teórico e conceitual na área de Comunicação e de Jornalismo, a partir da compreensão de que a Comunicação constitui um campo do saber multifacetado e em plena expansão. Inclui disciplinas como Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, História do Jornalismo, Ética e Legislação em Jornalismo, Teorias do Radiojornalismo, Teorias do Telejornalismo, Jornalismo Online, Análise Crítica da Mídia, Comunicação Comparada, Tópico Variável em Comunicação e Cultura, Tópico Variável em Comunicação Regional, Comunicação Organizacional e Gestão de Empresas em Comunicação.

Formação Específica em Práticas Jornalísticas:

I – Formação em Jornalismo Impresso: a partir das disciplinas Oficina de Jornalismo Impresso e Reportagens Especiais para Jornalismo Impresso.

II – Formação em Jornalismo Audiovisual: por meio das disciplinas Oficina de Radiojornalismo, Oficina de Telejornalismo e Documentário para TV.

III – Formação em Webjornalismo: por meio das disciplinas Oficina de Jornalismo Online.

IV – Formação em Assessoria de Imprensa: por meio da disciplina Assessoria de Imprensa.

Formação em Pesquisa em Comunicação e em Jornalismo: com o intuito de familiarizar os alunos com as técnicas de investigação científica na área de Comunicação e Jornalismo, são oferecidas as disciplinas Metodologia Científica, Introdução ao Projeto Experimental e Projeto Experimental em Jornalismo. Para isso, o curso conta hoje com salas de aula, gabinetes para os docentes, a secretaria do curso, o Laboratório de Processos Jornalísticos e Informacionais, o Laboratório de Processos Fotográficos, o Laboratório de Rádio e o Laboratório de TV (em fase de implantação).

Formação em Técnicas Jornalísticas: este eixo busca familiarizar o aluno com as Técnicas Jornalísticas, por meio de disciplinas como Narrativas Jornalísticas, Técnicas Jornalísticas, Fotojornalismo e Planejamento Visual Gráfico.

Formação em Jornalismo Especializado: este eixo é flexível no curso e permite que o aluno busque se especializar em determinadas áreas do jornalismo, por meio das disciplinas Jornalismo Cultural, Jornalismo Internacional, Jornalismo Político, Jornalismo Econômico, Jornalismo Científico, Jornalismo Ambiental e Jornalismo Esportivo.