artigo_web

ARTIGO: O webjornalismo já tem um formato definido?

O webjornalismo é um gênero da área da comunicação considerada muito recente, uma vez que é datada da década de 90. Desde então, vem sofrendo muitas alterações. Um fator observado é que por ser uma “novidade”, o jornalismo de web, mesmo já tendo características bem definidas quanto ao seu formato, não é possível observar uma padronização.

As turmas de Ciberjornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAALC UFMS) chegaram a desenvolver um material sobre esse assunto. O “Manual de Redação do Primeira Notícia” apresenta as características do webjornalismo em um site de notícia.

Um desses elementos é o hiperlink – que de forma simples, pode ser definido como um link para outra publicação, com informações complementares ao seu texto. Ele é utilizado, por exemplo, quando são mencionadas: instituições, leis, páginas oficiais de fontes, pesquisas, políticos etc.). O hiperlink é obrigatório nas matérias online, mas nem sempre é possível encontrá-los em grandes veículos.

Observando o portal Globo.com, a partir do que é visto nesse manual, é possível perceber elementos tradicionais do jornalismo impresso, tais como a pauta (assunto tratado na matéria), o primeiro parágrafo contendo o lide, segundo e terceiro com complementos das informações e o quarto e quinto com curiosidades e informações aprofundadas. Fotografias, que também são essenciais, aparecem no início da matéria e no meio. Por fim, são utilizadas orações diretas, evitando gerúndio e vícios de linguagem, bem como a citação das fontes.

Além dos elementos comuns, principalmente quanto a formato, é possível observar novos elementos como a ferramenta utilizada (motion design), que garante uma interface mais interativa e dinâmica para o leitor, tendo um formato semelhante com o manual do Primeira Notícia. Temos também um uso substancial de áudios e vídeos, como forma complementar a informação, pouco uso de hiperlinks, mesmo como já dito, sendo “obrigatório” nos tempos recentes.

Como indicado pela professora Marcella Rasêra em sua pós-graduação na Universidade Federal de Pernambuco, hoje em dia, os modelos de webjornalismo não são (ou não deveriam ser) mais cópias das matérias do jornalismo impresso e possuem formato diferente em virtude dos novos elementos – como áudio, vídeos e hiperlinks. No entanto, a grande questão é que não há um modelo a ser definido para saber se pertence ou não ao ciberjornalismo. Em um site como o da Globo podemos observar inúmeras matérias com formato comum, sem o uso de hiperlinks ou mesmo, vídeos e áudios.

É como o artigo de Thiara Reges, define bem. Há 20 anos, pesquisadores buscam encontrar um formato para essa forma de jornalismo digital, mas isso ainda é muito distante. São vistos elementos como os já citados e algumas páginas de jornais que buscam, além das matérias publicadas, soltar outras com informações a mais. De modo, ao nosso ver, mostrando que, além de um “não-formato”, existe uma dependência da mídia impressa.

O webjornalismo ainda é um gênero textual muito novo e que carece de tempo para ter um formato bem definido. Já é possível observar algumas características, mas ainda consideradas inconclusivas para um padrão dos textos do ciberjornalismo. Pode ser que, talvez, o jornalismo da web, nunca tenha um padrão comum e sim elementos semelhante. Dos textos jornalísticos online que vocês fazem leitura, é possível observar um formato diferente do impresso ou só alguns elementos diferenciados?

Referências

ARAGÃO, Manuela. Marcas do Muro de Berlim. G1. 09 nov 2019. Disponível em: <https://especiais.g1.globo.com/mundo/2019/marcas-do-muro-de-
berlim/?_ga=2.217386579.430272404.1574860748-623800631.1553277558> Acesso em 26 nov 2019.

LEMOS, Vinícius. ‘Minha mãe tem síndrome de Down’. G1. 26 nov 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/11/26/minha-mae-tem-sindrome-de-down.ghtml> Acesso em 26 nov 2019.

MARTINS, Gerson Luiz Mello; LAMPERTH, Claiane; MELO, Caroline. Manual Primeira Notícia. Fev 2019. Disponível em: <https://readymag.com/u48732589/ManualPrimeiraNoticia/2/?fbclid=IwAR3horzcayJd0HuS7emTRtR8BH0cr-rbtacF6lKhhJbItaHozZ-NVO0x0z4> Acesso em 26 nov 2019.

MOTA, Amaro. Marinha, Ibama e ANP confirmam segunda praia do RJ atingida pelo mesmo óleo do Nordeste. G1. 26 nov 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2019/11/26/marinha-anp-e-ibama-confirmam-segunda-praia-do-rj-atingida-pelo-mesmo-oleo-do-nordeste-e-do-es.ghtml> Acesso em: 26 nov 2019.

RASÊRA, Marcella. Jornalismo digital: do boom aos dias atuais. Uma reflexão sobre a necessidade da convergência de meios decorrente da mudança de hábitos de consumo da noticia. 2010. 9 f. Tese (Doutorado) – Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2010.

REGES, Thiara Luiza da Rocha. Características e gerações do Webjornalismo: análise dos aspectos tecnológicos, editoriais e funcionais. 2010. 96 f. TCC (Graduação) – Curso de Jornalismo, Faculdade São Francisco de Barreiras, São Francisco de Barreiras, 2010.

Texto: Lucas Faria e Róbson Melo
Supervisão: Profa. Alessandra de Falco