Contando histórias: o trabalho com perfis jornalísticos

perfis - Thais Andressa

Histórias dos entrevistados são contadas e ilustradas por Thais

Thais Andressa é futura jornalista-artista ou artista-jornalista, é tanta mistura que a ordem não altera o produto. E a combinação dá certo: a estudante produz as matérias da página Prosa & Arte, que traz perfis de artistas da cidade, conhecidos ou não. Ela também produz as fotos e desenhos que ilustram a página.

São João del-Rei, para ela, é um espaço ideal para esse trabalho: “A cidade é poética, reúne intelectuais, boêmios, enfim, é simplesmente envolvente”. Mas o projeto teve início ainda em Nazareno, cidade de origem de Thais: “Quis que as pessoas conhecessem a arte da minha terra”.

A vontade de divulgar essas histórias se une a sua paixão pela arte “Sinto que estou no caminho certo, registrando histórias de pessoas que transformam dor em arte, ou que transmitem alegria através das cores de uma pintura e através da música ou da literatura nos proporcionam algo bom”.

Outra iniciativa que trabalha com perfis e valoriza moradores de São João é a página SJDR Invisível da estudante do primeiro período Maria Julia Rodrigues. A página deu partida no mês de março e já trouxe o depoimento de dois artistas de rua, personagens presentes no cotidiano de alunos que fazem o trajeto a pé para o campus Dom Bosco ou para o CTAN. Através dos perfis da página, passamos a conhecer um pouco mais sobre eles.

A iniciativa do projeto foi de Maria Julia e colegas de turma, inspirados na página SP Invisível. “Mas visamos algo maior”, explica a estudante, “pois não queremos focar apenas em moradores de rua e sim em todas as pessoas, digamos, excluídas da sociedade, como albergados e prostitutas. A ideia é abrir um espaço para eles contarem suas histórias para então sensibilizar as pessoas e fazê-las terem um olhar mais humano”.

Texto: Dani da Gama