Exposição “Instantes em Instagram” alcança novas galerias

Exposição “Instantes em Instagram” alcança novas galerias

Trouxemos como reportagem especial o perfil do artista Marcius Vinicius Barcelos, mais conhecido como Magoo. Técnico do Laboratório de Processos Fotográficos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ desde o ano de 2010. Magoo fala de sua primeira experiência com a fotografia, das exposições realizadas, do ingresso no Curso de Artes e sobre momentos marcantes de sua vida.  Marcius é cinéfilo, politicamente engajado e apaixonado por Rock e MPB. “A arte é como se fosse água ou ar é essencial para ser viver”, declara o artista.

 A Fotografia em sua vida

marcius-perfilMarcius é natural da capital mineira. Seu primeiro contato com a fotografia foi ainda na infância, pegava “furtivamente” a câmera de seu pai e fazia alguns registros do cotidiano. Já no Curso de Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa, na disciplina de Aero fotometria e Foto Interpretação, conquistou aprimoramento das técnicas e, a partir de então, frequentemente começou a participar de oficinas que proporcionaram o amadurecimento de seu olhar artístico.

Marcius passou a infância em Belo Horizonte, MG, e aos 9 anos de idade foi morar no Vale do Aço, no  leste de Minas, onde viveu até os 16 anos. Após a aprovação no vestibular mudou-se para Viçosa, onde passou um período de sete anos. Já em Tiradentes, viveu de 2006 a 2008 e atualmente mora em Ritápolis.

Primeira Exposição Individual: Instantes em Instagram

Após a realização de exposições coletivas em São Paulo e em BH, Marcius foi convidado para expor seu trabalho durante o Inverno Cultural da UFSJ de 2014. Intitulada “Instantes em Instagrans”, a exposição reuniu 86 fotografias na Galeria Escada do Centro Cultural. A mostra atualmente faz parte da programação de atividades do Projeto Corredor Cultural, na UFAB em São Bernardo do Campo e na cidade de Alfenas-MG. De acordo com o artista: “A exposição surgiu do desejo de representar o cotidiano. Paralisando o tempo em um instante no qual a luz marca a memória em formas e sentimentos, gerando um mosaico de imagens sugestivas para o olhar livre do público”.

A Aprovação no Curso de Artes Aplicadas da UFSJ

Aprovado no curso de Artes aplicadas no primeiro semestre de 2016, Marcius declara: “É um outro suporte, então eu estou gostando e posso inclusive aplicar certos processos fotográficos usando a cerâmica. Pra mim está sendo um aprendizado. É algo a mais que eu tenho como forma de expressão. Lidar com a cerâmica é envolvente”.

 

Acompanhe o trabalho de Marcius no Flickr e Flickr/ Exposição Inverno Cultural de 2014.

 

Texto: Thais Andressa

Revisão: Julia Benatti