Redação e imagens: Andhrey Taier da Silva Santos

A Festa do Café-com-Biscoito (CCB) acontece anualmente no segundo final de semana de setembro, sediada na praça central da cidade de São Tiago (MG). Trata-se de uma festa onde as fábricas produtoras de biscoitos locais montam estandes, no formato de barracas, e dispõem seus produtos para a degustação. Aberta a todos, é possível provar os diversos sabores e variedades, acompanhados de um tradicional café, que dá a São Tiago o título de “Capital Mineira do Biscoito”. A edição deste ano começou no feriado da Independência do Brasil e foi até domingo, dia 10, garantindo 4 dias de muita música boa e atividades para todos. 

Mais do que apenas uma exposição à cultura e principal atividade econômica da cidade, ao longo da festa são abertas diversas apresentações, além de shows no centro do município, para todas as idades.

Neste ano de 2023, o CCB completou sua vigésima terceira edição com quatro dias de festa que ficarão marcados na história daqueles que tiveram a oportunidade de comparecer.

Durante as manhãs e as tardes de sexta a domingo, a praça da cidade ficou movimentada com visitantes que percorriam as ruas, de barraca em barraca, conhecendo, provando e comprando os diversos biscoitos que eram expostos. Havia para todos os gostos, desde os salgados de polvilho até os doces e recheados, além daqueles que surpreendem pela originalidade, como cookies de menta com chocolate.

A prefeitura municipal seguiu a tradição e prosseguiu com a “Oficina dos Biscoitos Falantes”, um espaço recreativo para as crianças onde podiam brincar entre si e confeccionar seus próprios biscoitos usando da criatividade, ressaltando o aspecto da festa de ser um espaço para todos.

Além de apresentações teatrais e cortejos carnavalescos, diversos artistas convidados puderam se apresentar envolvendo a cidade com sua arte. Do rock ao pop, do MPB à música eletrônica, houveram shows para todos os gostos. São Tiago foi palco de nomes renomados como a banda Fun 7, Luana Camarah e o DJ Octtuz.

Ademais, entre diversas apresentações marcantes, o nome da banda local, Lira Imaculada Conceição, foi destaque após sua performance na noite de sexta-feira com um repertório surpreendente, formado pelo melhor do pop e rock, nacional e internacional, ao som de seus instrumentos.

No domingo, dia 10 de setembro, foi o encerramento da festa e a cidade se despediu de seus visitantes sob a promessa de um CCB 24 ainda mais espetacular do que o deste ano. 

Revisão: Mariana Carvalho

Subeditoria de conteúdo: Maria Beatriz Garcia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.