Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por mulheres em situação de privação de liberdade, na Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

A mudança que você quer…, de Kátia, julho de 2022.

Transcrição de A mudança que você quer…, de Kátia

“A mudança que você quer, está nas mãos do cabeleireiro

O assunto é… beleza.

Beleza

Cabelos.”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa. Também busca promover a circulação dessas narrativas e criações, através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação prisional tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é fanzineira e educadora. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Possui mestrado interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei.