9ª edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por mulheres em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Vida da Gente: zines da APAC Feminina
9º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 9º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 9º edição

Transcrição de Mulher de 40…, de Karla Nicole

“Mulher de 40…

Sou uma mulher de fases,mulher madura que sabe o que quer, que viveu, que amou e se decepcionou, mas que sobreviveu ao amor!
Quem sou eu? Qual mulher serei nessa fase? Mulher menina, mulher madura, mulher vivida e sobrevivida. Sou a mulher que muitas queriam ser, mas falta coragem, sou a que sobreviveu às coisas mais difíceis e ousadas. A mulher de 4 fases, nelas todas eu sobrevivi a cada fase. Essa sou eu a Mulher de 4.0!!!

Descobrindo o amor!!!
Fase da rebeldia, da mulher menina doce e meiga, da eufórica, da pensativa e da mulher madura nas 4 fases vivenciadas numa só.
Ser mulher é ser forte como as ondas do mar, que apenas num envolto da onda ela volta e te lança para o mar. O íntimo das profundezas de uma alma só pode ser invadida quando a mulher que existe em nós permite essa invasão de muitas fases dessa menina mulher!!! Desde o 1º amor até a fase madura!

Descobrindo a juventude!!!
Fase real, fase que desperta a curiosidade do amor mútuo, da decepção, mas da razão até onde vai este amor que transborda da alma até o coração; é sangue que escorre e corre rapidamente pelas veias e chega até o coração, onde bombeia sangue para sentir a plena alegria da exuberância, o olhar longe que capta a fotografia do eu interior.

A fase madura que deixa a mulher menina e adolescente para jovem e madura. O que é ser mulher madura? Onde encontrar essa mulher, que se encontrou dentro mil avessos dentro de si mesmo, amando o próximo como a si mesmo, que mulher sou eu, onde me encontrei, porque deixei me atingir a menina mulher que despertou em mim dentro de um vazio e ao mesmo tempo sempre amando, sorrindo?!!!
Vivendo cada dia de uma vez, caindo e levantando, assim o amor flui no ar!

Pode? Posso. Paixão. Me orgulho. Sim. Amor? Será. Devo!

Poesia da mulher de 40
Sou uma mulher madura e sofrida
Guerreira e querida pelas pessoas
Essa guerreira veio do mundo de uma cidadezinha pequena
correndo pelas ruas descalça e pés no chão
e foi aí que conheceu sua paixão
Sobreviveu ao amor no sofrimento e na dor
Que mulher é esta que sobrevive a tantos obstáculos?
onde ela se encontra?
Aí já não é da minha conta
E ah! [o] que conta [é] que ela vivera
por uma vida na beira, beira mar
beira rio e beira céu
Vem mulher incrível, nos passar sua sobrevivência nesse mundo cruel
onde venceu a rebeldia e o amor mesmo que pela dor…
Hoje a mulher de 40 vive na APAC
onde se resgata de um devaneio do amor!

ESSA SOU EU
KARLA NICOLE!

Todos os dias me levanto
Às vezes calada e às vezes em pranto
Vivo no devaneio do meu EU
Eu sozinha
Eu + Eu
Eu com Eu
Mas na verdade o que quero mesmo
é sentir o amor invadir minha alma,
amor não se sente
Amor se vive!!!

Eu
40
Mulher no cárcere
e o cárcere no amor!

O que é o amor?”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.