Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por pessoas em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Essa é minha capa, de Alessandra, setembro de 2022.

Transcrição de Essa é minha capa, de Alessandra

“”Conversa em família”

“Afetos”

Randriele te amo

Randriel me perdõe

Randerson te amo

Rodrigo te amo

Randrikellen obrigado por fazer parte da minha vida.

Amo vocês!

“Não há equilíbrio em escolher um só lado.”

“Precisamos acolher a alegria e a tristeza que nos habita”

“Os dois lados”

“Viver a sua essência para encontrar a plenitude.”

“‘para sempre” ?’”


Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.