Em São João del-Rei, donas de brechós expõem suas peças em uma das ruas mais charmosas da cidade

Por Clarice Muscalu

Inspirada nos mercados de rua contemporâneos, a Feira da Boa Zona, em São João del-Rei, reúne artistas, artesãos e vendedores, das mais variadas cidades do Campo das Vertentes, para compor narrativas que se entrelaçam nessa “galeria a céu aberto”. Desde 2017, a feirinha encanta os paralelepípedos da Rua da Cachaça com manifestações artísticas, antiguidades, designs, sebos e, principalmente, brechós. 

A rua, que antes era conhecida como a “Rua da Zona” devido ao alto número de bares, hoje atua como um dos cartões postais da cidade dos sinos e constitui um importante espaço para os donos de brechós. Após a pandemia, o número de feirantes cresceu e, hoje, pessoas das mais diversas idades ajudam a construir a simpática e cativante Feira da Boa Zona.

A Feira da Boa Zona acontece um domingo por mês/Foto: Francielle Lima

A idealizadora do brechó “Rata” e que, atualmente, vende muitas de suas peças na Feira, Danna Reginato, conta que, em 2018, a organização da feirinha aceitava um número restrito de brechós por não reconhecerem tal curadoria como uma produção. Entretanto, a feirante afirma que o cenário, este ano, é outro: “Agora, a ‘cultura dos brechós’ nas feiras de São João já está impulsionando muito. Tem que ter a cara tapa pra botar, mas espaço pra expor a gente, agora, tem”. 

A dona do “Rata” explica que iniciou a loja com o intuito de estimular a venda de roupas a um preço acessível e que a Boa Zona permitiu, de certa forma, a materialização dessa ideia. “Vender roupas de maneira acessível é sobre vestir todos os corpos e fazer com que as pessoas se sintam bem e confortáveis. É mostrar que moda também é um ato político. É sobre fazer micropolíticas”, comenta Danna, que reitera a importância do movimento de rua nesse processo. 

Danna Reginato expõe seu brechó “Rata” na Feira/Foto: Clarice Muscalu

Para a feirante e dona do “Customiz4rt”, Nádia Lemos, que vende e customiza roupas de brechó, a Feira incentiva, além da valorização dos produtores e artistas independentes locais, uma troca rica entre a comunidade e os donos de brechós. “Não é um rolê de competição, é algo coletivo”, acrescenta a curadora de roupas. Nadia também está construindo, em conjunto com as feirantes Sônia e Cláudia, a “Galeria Dellas”, uma loja de moda sustentável, voltada para o consumo consciente e acessível.


Nadia diz que passou a entender a importância da moda sustentável quando começou a perceber a desvalorização dos produtores de roupas na indústria fast fashion. Conta, também, que, para “ter estilo”, não é necessário gastar muito: “A pessoa acha que não pode se vestir bem porque não tem dinheiro, e não é isso. Estilo independe de dinheiro. Você consegue encontrar uma maneira de se expressar pelas roupas sem alimentar essas empresas do fast fashion”.

Sônia, Nádia e Cláudia estão preparando a inauguração da Galeria Dellas/Foto: Clarice Muscalu

As donas dos brechós estão presentes uma vez ao mês na Feira da Boa Zona, localizada na Rua Marechal Bittencourt, Centro Histórico de São João del-Rei. Você pode conferir o trabalho impecável de garimpo e curadoria de roupas em suas redes sociais: @ra4taa, de Danna Reginato, @customiz4rt, de Nadia Lemos, e @galeriadellas, de Nadia Lemos, Cláudia e Sônia.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.