Há quatro anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) busca potencializar a importância do bazar para a comunidade são-joanense

Por Clarice Muscalu e Francielle Lima

Em São João del-Rei, quando se procura por empreendimentos com roupas por preços acessíveis, o bazar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) destaca-se por possibilitar a compra de vestimentas por um custo-benefício satisfatório. Em funcionamento em um das avenidas mais movimentadas da cidade, o bazar vende roupas, acessórios, sapatos, móveis, objetos e diversos itens arrecadados por voluntários.

Roupas expostas no bazar da APAE/Foto: Francielle Lima

O bazar da APAE surgiu como uma iniciativa de mães de alunos que frequentavam a instituição. A partir de 2018, com a chegada da nova gestão, o empreendimento foi estabelecido em um novo e maior espaço e passou a ser gerenciado pelo setor administrativo da Associação. Com a contratação de funcionários exclusivos para a manutenção do bazar, o estabelecimento passou a atrair um maior número de clientes e hoje constitui-se como um ponto importante de venda de roupas na cidade. 

Leila Márcia Gomes Lara, assistente social do setor administrativo da APAE e coordenadora do bazar, conta que a decisão da nova gestão permitiu uma maior valorização do estabelecimento e novas perspectivas para a instituição. “Com os recursos do bazar, nós conseguimos, por exemplo, oferecer uma merenda com mais diversidade e comprar novos materiais didáticos para os nossos alunos. […] A média de vendas mensal de roupas e objetos gira em torno de R$3000,00. Ou seja, conseguimos fazer muitas coisas com o dinheiro que lucramos com o bazar”, completa Leila.

As doações variam entre roupas, acessórios, calçados, objetos e itens para casa/Foto: Francielle Lima

A coordenadora destaca a importância do trabalho voluntário da comunidade e a necessidade de doações para a boa manutenção do bazar: “Se não contássemos com essas arrecadações, o bazar não estaria em funcionamento”. Leila também diz que a existência de um ponto de vendas de roupas como o da APAE em São João del-Rei permite a consolidação de uma comunidade menos desigual. 

Responsável pelas vendas do bazar, Fernanda Cristina do Nascimento acrescenta que as roupas e acessórios vendidos são diversos, agradando todos os gostos e estilos. “Vem gente jovem, donas de brechós, mães de alunos da APAE, estudantes. Vem gente de todo lado!”, brinca Fernanda, que também reafirma a importância desse tipo de espaço num âmbito social e econômico.

As roupas do bazar agradam os mais diversos públicos/Foto: Clarice Muscalu

Sobre a APAE

Em funcionamento desde 1967, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma instituição sem fins lucrativos que oferece serviços, atendimento, orientação e suporte para pessoas com deficiência e suas famílias. Atualmente, a equipe da APAE é composta por 76 funcionários, que atuam nos setores de Assistência Social, Saúde, Educação e Administração e desenvolvem ações e projetos para mais de 700 pessoas. 

O Bazar da APAE funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Leite de Castro, 1402, Fábricas. Doações também podem ser realizadas neste mesmo horário e endereço. Para acompanhar as atividades da instituição, siga as redes sociais da Associação: apaesjdr

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.