Segunda etapa da campanha vai até o dia 30 de Novembro.

Iniciada no dia 1º, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa continua em toda Minas Gerais até o dia 30 de Novembro. A vacina é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos de idade, e o produtor que não vacinar o seu rebanho, está sujeito a uma multa de R$81,25 por animal.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), informou que cerca de 9,5 milhões de animais deverão ser vacinados em todo o território estadual. O Instituto, vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) é o órgão responsável pela fiscalização e gerenciamento da campanha. Segundo a fiscal do IMA, Maria da Glória Teixeira, cerca de 6.331 animais – que representam 25% de todo rebanho da microrregião de São João del-Rei – já foram vacinados. O escritório do IMA em São João del-Rei, abrange as cidades de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves e Conceição da Barra de Minas.

Maria da Glória frisou que o órgão fiscaliza diretamente as casas revendedoras da vacina e os produtores rurais de risco, e que a qualquer sinal dos sintomas da doença, o produtor deve avisar ao IMA.

A fiscal ressaltou que a vacinação já está em fase de retirada no país, pois a doença já está em estágio de erradicação: ‘‘Já tem quase 20 anos desde o último caso de febre aftosa. A partir do ano que vem, nós já iremos entrar em fase de retirada da vacinação em todo o Brasil. A previsão é que até 2023, conseguiremos retirar a vacina em todo o Brasil.’’

O médico veterinário Bruno Arão Baccarini, e o Secretário de Agricultura da Prefeitura de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade, explicaram algumas dúvidas comuns sobre a doença e a campanha de vacinação.

O QUE É A FEBRE AFTOSA?

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que se espalha rapidamente entre o rebanho por meio do  contato direto com animais infectados, causando febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas dos animais, que se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber. Ela atinge os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres que possuem casco fendido (duas unhas).

O QUE O PRODUTOR DEVE FAZER PARA VACINAR SEUS ANIMAIS?

O produtor rural deve adquirir a vacina em uma loja de produtos veterinários, autorizada a comercializar o produto. Posteriormente, o produtor deve ir ao IMA para regularizar a vacina junto ao órgão, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência/escritura, e a certidão atualizada do terreno, que pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis, localizado na Praça Duque de Caxias, 314, no Centro.

COMO DEVE SER FEITA A COMPROVAÇÃO DA VACINA?

A comprovação da vacinação junto ao IMA deve ser feita  até o dia 10 de dezembro, A não comprovação da imunização do rebanho, pode gerar ao produtor rural uma multa de R$ 16,25 por animal. Produtores rurais donos de 150 ou mais animais, deverão declarar a vacinação do seu rebanho pelo site do IMA, ou através do Portal do Produtor.

O Instituto Mineiro de Agropecuária fica localizado na rua Antônio Josino de Andrade, nº 234 – Centro. O telefone do IMA é: (32) 3371-3036. A Secretaria de Agricultura é localizada na Rua Santo Elias, nº 90, ao lado da igreja de Nossa Senhora do Carmo. Os telefones para contato são: (32) 3372-7790/7760

Texto/VAN: Guilherme Guerra
Arte/VAN: Thauana Gomes