O novo espaço tem capacidade para 138 presidiários

No dia 6 de novembro foi inaugurado o novo anexo do presídio de São João del-Rei. A solenidade foi realizada pela manhã, às 9h no Presídio. O novo espaço tem capacidade para 138 presidiários e foi construído com verba pecuniária da  2ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de São João del-Rei, no valor de R$370mil, e da Prefeitura de São João del-Rei, no valor de R$80mil.

O Conselho da Comunidade local teve a responsabilidade de administrar os recursos e realizar a compra de material para a construção do espaço. A obra teve início em abril de 2017 e cerca de 60 presos trabalharam na obra. Eles exerceram todas as funções de pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor. E pelos serviços realizados, os presos tiveram o benefício de diminuição do tempo da pena (a cada três dias trabalhados, menos um na pena).

O anexo será destinado aos presos do regime semiaberto, tem 842m², quatro celas, pátio, duas guaritas, alojamento para os agentes e almoxarifado. E vai aumentar a segurança do presídio, já que permite separar os presos com o direito ao trabalho externo dos demais.

“Os meninos estavam muito ansiosos pela reforma pelo semiaberto, quanto da área íntima que foi inaugurada no começo do ano, quando houve também ampliação e pintura da escola. Então a reforma traz um melhor acomodamento dentro das condições que eles vivem. A minha percepção sobre a reforma vem de quem está ali pagar a pena dignamente e ser realocado realmente na sociedade, que é o que eu acredito.”, afirma Naiara Virgínia da Silva Nascimento, professora de arte.

Nayara atua dentro do presídio como professora de arte da escola Betinho Marco Antônio de Souza, a escola que funciona no sistema prisional, no mambengo as quintas, na Apac e no albergado, tanto feminino como masculino. E vê a escola como um lugar de respiro.  “A escola tem um ambiente muito diferente das celas, os meninos falaram muito da reforma para poder melhorar o espaço deles, tem celas lá que estão superlotadas. É engraçado que dentro da cadeia eles têm um lugar diferente, eles prezam para não perder esse lugar.”

O Presídio de SJDR fica localizado Estrada do Morro Grande, s/nº, Fazenda do Mambengo e é visto pela professora como um ambiente que mata pouco a pouco. “Você vê quais são os estigmas da cadeia no corpo do indivíduo, então a relação que eu vejo é com os alunos na escola. Acho que a relação mais forte é em dia de feriadão e eles vem algumas pessoas saindo, porque tem o direito de sair, então tem aquela revolta com o sistema, com a sociedade.”

Texto/VAN: Lara Aquino
Colaboração/VAN: Samara Santos