A Universidade de Música Popular está com as inscrições abertas, até o dia 9 de Julho, para preenchimento das 160 vagas ofertadas para as 7 opções de cursos disponíveis

Fundada, em 2004,  por uma das principais companhias brasileiras de teatro: o Ponto de Partida, a Bituca, Universidade de Música Popular  anuncia o retorno às atividades. A escola, que é profissionalizante e totalmente gratuita, localizada em Barbacena, oferece 160 vagas para todos os cursos, com uma média de 20 vagas para cada.

A Bituca tornou-se, ao longo dos anos, uma referência no ensino de música popular no Brasil. Trabalhando com referências da cultura nacional, como o cantor mineiro Milton Nascimento – que é, inclusive, padrinho da escola, cujo nome é em sua homenagem – consolidou-se como importante guardiã e preservadora desse ramo da cultura popular, mantendo acesa a chama da nossa música.

“A Bituca já colocou no mercado centenas de artistas. Além da formação profissional específica ele preocupa-se também com a formação humana. Isso a torna única e especial. Arte e educação caminhando de mãos dadas e influenciando diretamente na economia da cidade, do país.” conta Lido, ator e também assessor do grupo Ponto de Partida.

Além de sua importância cultural, a Escola, quando em funcionamento, ainda contribui muito para a economia local, pois traz pessoas de vários lugares que irão consumir, entre outras coisas, transporte, alimentação e hospedagem, trazendo um impacto significativo para a economia barbacenense.

Nas últimas inscrições, para a turma de 2014-2015, a Universidade recebeu, segundo sua assessoria, majoritariamente alunos da cidade, seguidos por belo horizontinos e juiz foranos, além de pessoas vindas de São João del-Rei, Lafaiete, Santos Dumont e toda a região, somando 165 cidades de vários estados e 2 países. Estima-se, pelo acessos no site, que ainda mais localidades serão atingidas este ano.

Lido ressalta ainda que “Num momento em que vários projetos culturais e educacionais estão sendo fechados pelo descaso, abrir uma porta como a Bituca é uma vitória. Um ato de resistência. Iniciativas como a da CEMIG – patrocinadora da Escola – são fundamentais para que projetos educacionais aconteçam, evitando, de alguma forma, o caos geral. Precisamos de incentivos assim para manter um ensino gratuito e de qualidade, como faz a Bituca”

Para a turma 2018-2019 serão oferecidas 160 vagas para os cursos de Guitarra & Violão, Baixo elétrico & Acústico, Bateria, Piano & Teclado, Percussão, Canto e Engenharia de Áudio & Produção Musical. Sendo que os iniciantes só serão aceitos para os cursos de baixo, percussão e piano & teclado.

Para se inscrever não há restrições de gênero, idade ou profissionalização, o único pré-requisito é ter talento, informa a Universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de Julho através da ficha de inscrição disponibilizada no site, que deve ser impressa e enviada pelo correio junto com uma foto 3×4 até a data estipulada. Aos moradores de Barbacena e região, podem também se dirigir à sede da Estação Ponto de Partida, localizada na rua Amilcar Savassi, nº 350, bairro Campo, e realizar a inscrição no local.

Texto/VAN: Isabella Rocha e Raphaela Ferreira
Foto/VAN: Reprodução/Bituca