Fechado desde julho para obras, o teatro reabrirá as portas em Novembro  

Através de um comunicado oficial no site da prefeitura da cidade, a administração do Teatro Municipal informou que sua agenda está aberta para eventos a partir de novembro. O monumento, fechado desde julho deste ano, reabrirá suas portas no mês de novembro e trará novidades quanto à estrutura de acesso para deficientes.

O Teatro Municipal foi inaugurado em fevereiro de 1983 e já passou por diversas modificações. Leandro Rocha, diretor do Teatro, afirma que a atual reforma busca não só fazer a manutenção do local, mas promover mudanças significativas e inclusivas. “A última reforma do teatro foi em 2003 e mesmo buscando adaptar a estrutura aos deficientes, o resultado foi precário. Agora estamos fazendo rampas de ambos os lados do teatro para que os cadeirantes e pessoas com dificuldade para andar tenham um verdadeiro acesso”, declara.

Comemorando os 125 anos do Teatro, o secretário de cultura e turismo, Marcus Fróis, destaca a importância da reabertura do teatro para o turismo. “Os turistas vêm e desejam entrar no teatro. Além de ele ser um monumento importantíssimo para a nossa história, é também o Centro de Atendimento ao Turista, onde se pode obter informações e o mapa da cidade.” Dessa forma, Fróis espera que a reabertura do teatro seja também um marco para a nova fase do turismo em São João del-Rei. “Estamos trabalhando muito para melhorar o turismo aqui na cidade e acho que a reabertura do teatro representa isso muito bem”, salienta.

Quanto à expectativa da reabertura do teatro, Liliane Luíza, funcionária da lanchonete Rei do Lanche (ao lado do Teatro), espera que o monumento seja mais frequentado do que antes. “Com a reforma, acho que o movimento vai melhorar bastante. As pessoas ficam curiosas para ver como o teatro ficou, o que mudou…vai ser legal”, pontua. Leandro Rocha ainda ressalta que o foco dessa nova fase do Teatro Municipal é estar cada vez mais aberto a diferentes públicos. “Queremos abrir e desmistificar essa ideia de que o teatro é elitizado. Queremos trazer o público para o teatro e torná-los frequentadores assíduos, acreditar que são dignos de estar ali”, enfatiza.

O diretor do teatro chama atenção ainda para as novas regras do local. “Antes, mesmo com avisos proibindo a entrada de comida, o público não obedecia e o teatro ficava lotado de lixo. Agora buscamos trabalhar fortemente nesta questão para que o monumento não seja depredado”, adverte. O fim da obra é previsto para outubro, mas os interessados em realizar apresentações a partir de novembro devem procurar a diretoria do Teatro no próprio local ou através do e-mail: teatromunicipal@saojoaodelrei.mg.gov.br.

Texto/VAN: Isadora Jales

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.