Cerca de 90 mil pessoas devem passar por Tiradentes durante o festival

A 21° edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, acontecerá no período de 24 de agosto à 02 de setembro. O evento conta com uma diversidade de atrações gastronômicas, pratos principais, espaço para degustação, petiscos, sobremesas, atividades culturais e aulas teóricas e interativas com chefes renomados. A grande novidade deste ano é a Cozinha Ao Vivo, uma ação espontânea, onde o chefe assume o microfone e começa a ensinam o modo de preparo de alguns pratos.

O Festival acontece em três praças da cidade. A praça da rodoviária receberá as atrações culturais, seis restaurantes convidados de Belo Horizonte e a Cozinha Ao Vivo. O Largo das Forras durante o festival é chamado de Praça Senac de Conhecimento. O lugar será espaço de cursos direcionados por chefes de cozinha. A terceira, é a Praça das Vertentes – um estacionamento na rua Luiz Gabriel que se transforma em praça – onde funcionarão seis restaurantes de Tiradentes. O Centro Histórico irá receber cursos, degustação de vinhos, ações culturais, fazendo com que o festival se espalhe por toda a cidade.

De acordo com o organizador do evento, Guilherme Sânzio, em relação às atrações culturais, é preferível optar por atrações de médio porte, com foco no instrumental de muita qualidade. “A gente não chama grandes atrações porque gera um tumulto muito grande na cidade”, comentou Sânzio. O público esperado durante os dez dias do festival, gira em torno de 90 mil pessoas. Ainda segundo o organizador, espera-se um aumento de 10% do público da edição anterior. “Praticamente todas as pousadas estão com as vagas esgotadas para o primeiro fim de semana. Acho que a expectativa vai se concretizar”, destacou.

O evento gera um impacto bastante positivo para os estabelecimentos locais, como o de Juliana de Moraes Ferreira, dona do restaurante Gourmeco. “O Festival Gastronômico é o evento mais importante da cidade para quem trabalha com gastronomia. É uma chance de dar visibilidade para aquilo que é feito aqui”, enfatizou. Para Juliana, as pessoas que frequentam o restaurante durante o festival, estão focadas na gastronomia, “são mais interessados pela comida realmente, por suas histórias, pelos roteiros gastronômicos, pelas novidades na área, fazem reserva com bastante antecedência”, afirmou.

Texto/VAN: Carla Marques e Samara Santos
Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.