Corrego_das_Galinhas

Obra no Córrego das Galinhas de limpeza, construção de uma rede pluvial e troca de manilhas que estavam entupidas e faziam com que a água entrasse na casa dos moradores.

 

“São João del- Rei está preparada para um período de chuvas”. Este é o veredito do sub-tenente Ávila, da Polícia Militar. No município, existem vários pontos propícios a alagamentos e deslizamentos de terra que são monitorados pela Defesa Civil local. O trabalho do órgão municipal é mapear as áreas de risco na cidade, assim como encaminhar famílias que correm riscos de ser vítimas de desastres naturais para a assistência social.

O Plano de Contingência, segundo o subtenente, é um trabalho de ação preventiva que é crucial para evitar maiores transtornos em períodos de crise. O Plano inclui limpeza de bueiros e desassoreamento de córregos, sendo este último importante para que os alagamentos não sejam ainda piores que os acontecidos em 2013 na cidade.

Em trabalho conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social oferece ajuda às famílias em áreas de risco ou já atingidas por tragédias naturais. Segundo a assistente social, Sayonara Guimarães, o “aluguel social” é uma das  formas de ajuda do município com as famílias mais necessitadas. “Nós não temos abrigos, então é oferecido um aluguel social no valor de trezentos reais durante seis meses, podendo ser estendido por mais seis meses”. Segundo Guimarães, a secretaria também busca encaminhar as famílias para programas habitação como o “Minha Casa Minha Vida”.

Israel Moreira dos Santos, morador do Bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, relembra a dificuldade enfrentada na última grande chuva, em 2013, quando o córrego próximo à sua residência transbordou e invadiu, além da sua, outras diversas casas. Segundo ele, foi preciso retirar a maior parte dos móveis da casa, com a ajuda do sobrinho, para evitar eventuais perdas. Assim como ele, grande parte de sua vizinhança teve de fazer o mesmo. Edson Andrade, ex-morador do Bairro, relata que, em sua antiga casa, precisou construir um segundo andar justamente para épocas de alagamentos.

Texto: Thobias e Jederson
Foto: Ricardo Braga/ Prefeitura de São João del-Rei

Corrego_das_Galinhas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.