Os jovens agora poderão dar suas opiniões e apresentar propostas para se ter uma cidade melhor

11334286_1028734407137957_266789676504813605_o

Parlamento Jovem é outra medida que visa aproximar a Câmara da juventude

A Câmara Municipal de São João del Rei aprovou, em votação unânime, o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Políticas Públicas  para a Juventude (COMJUVE). O Conselho será um órgão de influência direta dos jovens entre 16 e 29 anos. O objetivo é garantir que essa parcela da população possa ter voz na definição de politicas públicas nas mais diversas áreas.

A vereadora Livia Guimarães, que fez uma emenda ao projeto enviado pelo Poder Executivo, disse que após vários anos desativado esse é o momento ideal para se criar um novo conselho. “A idéia de voltar com o COMJUVE veio ao perceber que precisamos inserir os jovens da cidade no debate das políticas públicas que interferem na vida de todos.”

A ideia principal do Conselho é ser um ambiente onde os jovens possam discutir assuntos de políticas públicas e ainda formular propostas para melhorar as condições de vida da população através da interação dos jovens tanto com os órgãos estaduais como os federais.

Para o sociólogo e professor Rafael Vieira, a criação do conselho é importante para que os jovens entendam de fato como funciona e como a população pode atuar na política. “Como professor de sociologia percebo muita indignação por parte da juventude, mas grande parte dela não sabe como dar vazão a essa revolta. A participação politica pode e deve ser uma dessas formas. E a atuação através de Conselhos absorve muito bem isso, além de fortalecer a democracia”.

Caique Rodrigues, integrante do Parlamento Jovem de São João del-Rei, destaca que ouvir a população jovem é crucial para se ter uma cidade melhor. “São João é uma cidade universitária, então ouvir o ponto de vista do jovem é, sem dúvida, muito importante”.

Texto: Thobias Vieira

Foto: Divulgação/Câmara

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.