Imagem Matéria - Divulgação  (1)

O Corpo de Bombeiros da cidade de Barbacena foi destaque por promover uma operação chamada ’estiagem’ que tem o objetivo de diminuir ou acabar com as queimadas que vem acontecendo com mais frequência no município. A operação vai até outubro e promoverá vistorias em todos os bairros do município. A principal tarefa do Corpo de Bombeiros é cuidar da população e do meio ambiente.

Queimadas são consideradas o meio mais rápido de prático de limpar os terrenos mas, por outro lado, acabam prejudicando a saúde dos moradores que tem casas perto de lotes ou terrenos abandonados. A moradora do bairro Santa Efigênia, Marcília Jabrazi, disse que as queimadas no bairro não acontecem com tanta frequência, mas também reclamou “As poucas que ocorrem deixa nossa respiração mais pesada, é isso dificulta nossa respiração, clima fica pesado, quase insuportável.”

Em entrevista ao site de notícias da Rede Globo, o Sargento do Corpo de Bombeiros da cidade, Ademir Barros, lembrou que a prática de queimadas é crime e, quando descoberta, pode render punições. Além de deixar o aviso de que, com o tempo seco das vertentes, doenças respiratórias já são comuns e podem se agravar com o perigo trazido pela fumaça. O bombeiro deixa claro, que o principal trabalho da equipe tem sido trabalhar na conscientização da população, quando incêndios são vistos, os bombeiros devem ser os primeiros a serem avisados, para que os prejuízos não se estendam e não se agravem, disse.

Os militares, também em entrevista, dizem estar notificando moradores de lotes que estejam com o mato alto, para que a limpeza seja providenciada e para que as queimadas não sejam a solução. A Rádio Sucesso 101,7, sendo umas das principais da região é um meio bastante utilizado para que ocorram as denúncias, a Polícia Militar disse que as reclamações estão sendo constantes e que a punição está se tornando mais rigorosa. O dia 2 de julho, dia do bombeiro, vem para lembrar que nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e dedicados ao desejo de servir bem a comunidade.

Texto: Ana Luiza Fonseca

Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.