Pensando na crise hídrica que o Brasil e o mundo vivem atualmente, a Universidade Federal de São João del-Rei escolheu como tema do Inverno Cultural 2015 a “Cultura da Água”. Sendo este não inédito já que, em outras edições, a comissão organizadora havia alertado a população para o debate aprofundado no assunto.

O Pró-reitor de extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Paulo Henrique Caetano, comentou sobre o assunto e deixou claro que mesmo aUniversidade possuindo uma politica institucional de preservação desse bem, ainda encontra grande dificuldade de fazer tal política valer, já que muitos não compreendem a importância de seu papel na preservação da água.

Untitled

Paulo Caetano afirmou que o objetivo, como em outros anos, é direcionar oficinas, exposições e shows para a discussão central. “Quando você faz uma provocação se percebe que surgem várias propostas lindas. A gente tem boa parte das coisas permeando a cultura da água. Algumas oficinas tratam diretamente do problema, outras tangenciam, outras usam a água como entretenimento para criança, criatividade.”

A professora e pesquisadora do DECAC, Vania Rezende, faz parte do Projeto CEGAS, que realiza pesquisas sobre as politicas públicas para a sustentabilidade e gestão ambiental. Foi constatado que os moradores do distrito Emboabas não têm acesso à água potável. A pesquisadora considera uma surpresa agradável saber que a UFSJ está com um evento engajado nesse tema. “O evento enfocando essa temática é importantíssimo para alertar que é algo que temos que inserir na nossa vida, na educação dos nossos filhos, nas salas em de aula em todos osníveis tanto infantil, fundamental, médio e universitário”.

Untitled 2

Reserva Cala-Boca, em São João del-Rei

A doméstica Angela Maria, afirmou que, como o abastecimento de água no seu Bairro é irregular, ela precisou adotar medidas de reaproveitamento de água, como guardar a água que sai da máquina de lavar roupas para lavar calçadas, passar pano na casa. Ela também considera importante o tema do Inverno Cultural 2015 para conscientizar as pessoas do uso responsável da água.

Texto: Carolina Colombi/VAN

Imagem: Inverno Cultural/Divulgação