A polêmica teve início nesta segunda (11) fomentada pelas redes sociais, mobilizando população e poder administrativo a iniciar um debate sobre os limites da liberdade de expressão.

Por meio de uma notificação extrajudicial, o humorista carioca Leonardo de Lima Borges Lins, mais conhecido como Léo Lins, foi impedido de se apresentar no próximo domingo, dia 17, no Teatro Municipal de São João del-Rei. O ex redator do programa Legendários e repórter do programa The Noite, traz como enredo de seu Stand-Up “Bullying Arte” a história da cidade que receberá o show. Assim, a população interessada no evento enxergou no humorista um canal de denúncias das mazelas do município.  

0001
Ofício entregue à produção do evento pelo Procurador Geral do Município.

Além das piadas relacionadas ao senador Aécio Neves, as denúncias foram direcionadas, principalmente, ao atual prefeito Nivaldo Andrade, conhecido por asfaltar as ruas da cidade constantemente. A temática desagradou a prefeitura que optou por cancelar o show no teatro local alegando que a medida foi em respeito aos cidadãos ofendidos, principalmente os do bairro Tijuco, muito citado no vídeo.  

Para a auxiliar de produção Aline Oliveira de 21 anos, moradora do bairro Tijuco desde criança, o vídeo publicado para divulgação do Stand-Up não foi ofensivo. “Achei o modo como o comediante faz piadas muito divertido e expôs os problemas que enfrentamos no bairro e em toda a cidade. A propósito, ainda não encontrei pelas ruas alguém que se sentiu ofendido com a brincadeira.”

Apesar de não concordar com a proibição da realização do Stand-up, a vereadora Lívia Guimarães acredita que em alguns momentos o vídeo veiculado teve alguns comentários exagerados e desnecessários e que o humor precisa sim ter limites. “O humor do politicamente incorreto historicamente vêm ridicularizando grupos menos privilegiados da sociedade como pobres, mulheres, negros e LGBTs. Para mim, o limite do humor tem que ser o respeito ao outro.” afirma.

Thales Dias, produtor responsável por trazer a atração para o Teatro Municipal, em entrevista, ressaltou o contrato da produtora com o espaço. “Recebemos a notificação no final da tarde do dia 11 e entramos em contato com secretaria de governo no dia seguinte”, explica o produtor ao pontuar o interesse por resolver a questão de forma administrativa. Dias alega ainda a tentativa do contato com o próprio prefeito em seu celular privado sem sucesso. Até o dia da publicação desta matéria, sexta feira (15), Nivaldo Andrade não entrou em contato com a produtora e quando procurado por nossos repórteres VAN, segundo seu assessor de gabinete Angelo Alencar, o prefeito não quis se pronunciar.

 

21106323_2048886842012428_4161861523924790140_n
Atração que aconteceria no Teatro Municipal teve que ser realocada para o espaço Lago de Minas. – Foto: Divulgação/Facebook

O “Bullying Arte” acontecerá no próximo domingo, dia 17 às 20:00hr no Espaço Lagos de Minas em Santa Cruz de Minas, município próximo a São João del-Rei, cerca de 3 km de distância.

Clique aqui para assisir ao vídeo referente a matéria.

 

Texto\VAN: Clara Mattoso, Victória Souza, Yasmim Nascimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.