17° edição do evento teve o seu recorde de público, com mais de 700 participantes

O Encontro Regional dos Produtores de Leite do Campo das Vertentes chegou a sua 17° edição nesta quarta, 13, no Campus Tancredo Neves em São João del-Rei. O evento foi gratuito e teve como tema principal: “Nutrição de Bovinos – O leite que entra pela boca do animal”. O encontro acontece a cada dois anos e é voltado para os micro, pequenos e médios produtores e estudantes. Nesta edição contou com palestras e visitas a estações que demonstraram na prática tecnologias úteis a agropecuária.

Segundo Antonio Fernando Bastos Nunes, gerente do campo experimental Risoleta Neves da Epamig, o evento teve recorde de público. Foram mais de 700 participantes, em sua grande maioria de produtores rurais de aproximadamente 30 municípios. Para ele, a participação dos estudantes, junto com os produtores, no encontro, é essencial para a sua formação profissional: “A importância da participação dos alunos é representada através de uma série de oportunidades de treinamento e capacitação dos mesmos, assim como oportunidade muito interessante do contato com os produtores rurais e a suas realidades práticas.”

A estudante Bianca Maia pensa de maneira semelhante e conta como o encontro pode ajudar a estreitar relações com os pecuaristas: “Esse evento possibilita que a gente tenha mais contato com o produtor e com isso vamos aprendendo a lidar com eles no futuro. Muitas vezes a faculdade fica longe dos produtores e aqui a gente consegue se aproximar.”

IMG_8780
Os palestrantes discutiram a importância do leite na região. – Foto/VAN: Marcos Coelho

O zootecnista Ramon Lopes, que foi ao evento para procurar clientes para sua empresa de nutrição animal, faz um balanço da participação da cidade na produção láctica regional: “Hoje São João del-Rei não possui uma bacia leiteira tão forte mas tem potencial pra crescer e as empresas estão vendo isso, por isso o evento está cheio assim.”

Para ser realizado, o evento contou com apoio tanto de órgãos governamentais quanto da iniciativa privada o que possibilitou que diversos assuntos fossem abordados nas palestras e nas estações, como a suplementação mineral, o pastejo rotacionado e a alimentação e a reprodução de vacas leiteiras.

Antonio Nunes fez um balanço de como foi o evento: “Objetivo deste evento é trazer de forma didática diversas tecnologias todas elas focadas em voltadas na melhoria dos sistemas de produção da pecuária leiteira a qual representa A principal atividade agropecuária da nossa região. Acreditamos que pelo histórico apresentado já nas outras edições objetivo de apresentação de possibilidades de melhorias foi alcançado” contou.

Texto VAN: Clara Mattoso e Marcos Coelho

Fotos VAN: Marcos Coelho