Enquanto organizadores da CIMTB Levorin acertavam os últimos detalhes da mega estrutura para o evento esportivo internacional, atletas aproveitaram para treinar

Foto: Sagner Alves

Manhã desta sexta-feira (9) começou tranquila no Campus Tancredo Neves (CTan) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que, pelo quinto ano consecutivo, é sede de uma das etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin). Equipes e organizadores fizeram os últimos ajustes na mega estrutura montada para o evento. Alguns atletas aproveitaram o dia para se dedicarem a treinos e familiarização com a pista que contorna todo o campus.

Rogério Bernardes, organizador do evento, disse em entrevista que uma série de fatores contribuiu para que São João del-Rei fosse lugar ideal para a realização do evento, ressaltando a considerável prática do esporte na região, a parceria com a UFSJ e também, a localização e estrutura da cidade. Por ser o quinto ano do evento na cidade, Rogério explicitou o que evoluiu. “A pista tem evoluído e está cada vez mais divertida. Também, a cada ano, tentamos interferir menos no dia a dia da universidade”. O organizador ainda chamou atenção para a feira do evento que também começou nesta sexta.

Buscando mais dinamismo e interação com o público presente, foram feitas algumas alterações na programação do evento. A prova Cross Country Olímpico (XCO) acontece no sábado (10) enquanto a Cross Country Short Track (XCC), considerada mais explosiva e realizada em uma pista menor, acontece no domingo (11). O último dia é, justamente, o mais esperado para com um público maior.

Dentre as muitas categorias da competição, o atleta Luís Fernando nos contou sobre a qual faz parte, “Segurança Pública”. “Essa categoria é formada por atletas das Forças Armadas, Polícia Federal, Civil e Militar, também Guarda Civil e sistema prisional. É uma categoria recente que vem crescendo muito e ganhando espaço.” Luís disse que desde que chegou à cidade, ele tem treinado bastante e que ele e seus amigos estão muito satisfeitos com a pista. “Está em um nível internacional, o que sempre nos incentiva a superar nossos limites.”

Já na categoria “Junior”, o atleta Winston Pinto Porto Junior, de apenas 17 anos, revelou que veio de Boa Vista (RR), pelo terceiro ano consecutivo, para participar da competição. O jovem disse ter as melhores expectativas sobre o evento e ainda parabenizou a organização. “A prova é sempre uma maravilha, a organização está de parabéns! A estrutura do evento é super sensacional. Comparado aos circuitos e às organizações de prova lá da região Norte, aqui não tem nem como comparar. Aqui o nível é internacional”.

Mais informações sobre o evento você encontra no site oficial cimtb.com.br

Texto VAN: Sagner Alves e Leonardo Émerson