Ciclistas e espectadores elogiam a estrutura e organização do circuito.

Foto: Scarlet Freitas
Foto: Scarlet Freitas

O primeiro dia de competições da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) trouxe muita adrenalina e competitividade ao público presente no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) – Universidade Federal de São João del-Rei. Em um sábado ensolarado, os competidores entraram na pista  das categorias Super Elite e Copa Sense Bike.

De acordo com o encarregado Wesley Mesquita da Silva, uma das principais expectativas para essa edição é atingir um bom público. Ele não enxerga defeitos na estrutura do evento, mas relata que, de qualquer forma, a equipe analisa o que foi bom ou ruim e pensa em ações que podem melhorar a experiência do atleta e do público. Wesley participa da organização há dois anos e já percebe algumas evoluções, principalmente, na estrutura para os atletas participantes e no número de espectadores..

Jonas Mateus Coradini, de Primavera do Leste (MT), participou da categoria Expert e ressaltou a qualidade do circuito de São João del-Rei. “Esta é uma trilha meio técnica, a copa internacional vem trazendo melhores trilhas. Assim como em Araxá foi uma trilha bem explosiva e com muitas subidas o que exige técnica. A largada foi bem forte, explosiva com bastante força”, destaca.

A programação do dia incluiu a confirmação das inscrições, um congresso técnico, alinhamento dos atletas, largada e um passeio ciclístico em prol da mobilidade, meio ambiente e saúde e por último a premiação. A médica Hegena Líbia Costa veio de Uberlândia para participar pela primeira vez da competição, na categoria feminina over 45. Ela veio para São João del-Rei por meio da etapa de Araxá e disse ter a intenção de participar de todas as etapas.

Já a dentista Miriam completa o terceiro ano consecutivo vindo de São Vicente de Minas para prestigiar o evento. Segundo ela, a primeira vez veio apenas como espectadora, mas seu marido se interessou em fazer o XCO. Este ano ele participa pela segunda vez na categoria e, comparando às outras edições, só faz elogios. “Nesta edição tem mais bicicletarias e mais assistência. A pista, segundo meu esposo, tá mais difícil, e eu to achando o evento mais movimentado que nos outros anos, parece que o pessoal tá se interessando mais a cada ano que passa”, afirma.

A dentista diz ainda ser dona de um grupo em sua cidade que insere pessoas interessadas em praticar algum esporte. Como resultado consegui inserir pessoas na comunidade e até tirar alguns jovens das drogas. “Meu esposo pesava 94 quilos e hoje ele pesa 69 graças a bike, então nossa intenção é trazer o pessoal que pretende começar algum esporte a andar de bike”, completa.

A etapa de São João del-Rei se estende até amanhã, dia 11, incluindo o alinhamento dos atletas, largada de todas as categorias, premiação e um concurso de redação e desenho. Para maiores informações acesse o site.

Texto/Van: Scarlet Freitas e Victor Zanola

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.