Estudantes da UFSJ participam de palestra gratuita sobre a bolsa de valores e lotam auditório da universidade.

19113242_1152462461532000_2002186879_n
Fotografia: Maria Júlia Teixeira

Atualmente, no Brasil existem cerca de 600 mil investidores cadastrados no mercado de ações nacional, um número que pode parecer expressivo, mas é muito baixo comparado ao potencial de crescimento que esse mercado tem no País. Isso ocorre devido a falta de informação e formação destes potenciais investidores.

Foi pensando nisso que a agência de comunicação ‘’sala_09’’ promoveu, na última segunda-feira (05) no auditório do CTAN (Campus Tancredo Neves), uma palestra gratuita sobre o assunto. Assim, os alunos da universidade puderam se familiarizar com o mercado de ações e tirar suas dúvidas.

A maioria das pessoas já ouviu ou ainda vai ouvir uma história de alguém que ficou milionário da noite para o dia apenas vendendo e comprando ações. Pode parecer apenas sorte, mas de acordo com Rafael Mariano, que é operador na bolsa de valores e ministrou a palestra, essa pessoa que enriqueceu não pela sorte, mas sim por estudar o mercado. ‘’Eu comecei em 2007 e logo peguei a crise de 2008/2009, me espantei e fiquei pensando negativamente que era só porque eu estava começando a investir.’’

Rafael começou a buscar mais informações sobre a bolsa de valores e como o mercado de ações funcionava há cerca de 10 anos atrás. E segundo ele, no início as dificuldades foram muitas: ‘’em 2007 não tinham muitas informações como hoje, as únicas informações que a gente buscava era dentro das corretoras.’’ Incentivado por um dos seus professores do curso de administração que já operava na bolsa, foi se envolvendo cada vez mais e acabou se tornando um profissional desse mercado.

Ter paciência e saber esperar a hora certa de tomar decisões é um dos principais fatores que fazem ou não um investidor obter sucesso. ‘’Muita gente entra e espera um retorno milagroso e imediato, mas não é bem por aí. Existem momentos específicos para que tenha a rentabilidade e o caminho seguro.’’

Com as limitações daquela época, Rafael afirmou que demorou cerca de três anos para obter renda satisfatória com seus investimentos. Porém, ele afirmou que o cenário atual conta com muito mais fontes de informações, e que com dedicação o investidor pode começar a ter resultados positivos após três meses no mercado.

Ao ser perguntado do motivo pelo qual o mercado brasileiro de ações conta com poucos profissionais da área, Rafael afirma que isso ocorre principalmente pela falta de profissionais que querem formar novos investidores. ‘’Quando o profissional é da área educacional é por paixão, não é lucrativo ficar dando palestra”, disse Rafael, que demonstrou esse sentimento durante a palestra envolvendo os participantes durante todo o tempo. ‘’Eu acho que o Brasil precisa desse conteúdo que é muito restrito, você não vê isso na grande mídia e quem são os grandes donos não querem mostrar isso para mercado.’’

A aluna do curso de administração Richeli Souza, de 19 anos, teve seu primeiro contato com o mercado de investimentos e afirmou em entrevista que perdeu o medo e que depois da palestra vai começar a investir. Segundo ela, a palestra foi muito esclarecedora e interessante, a experiência que Rafael tem no mercado a deixou esperançosa e com vontade de viver da renda dos seus futuros investimentos.

André Azzi, 24 anos, um dos fundadores da ‘’sala_09’’, conta que a palestra foi resultado de uma parceria entre Rafael Mariano e a agência de comunicação. Pela primeira vez a palestra foi direcionada para estudantes de graduação, normalmente o público alvo desse tipo de evento são pessoas pós formadas, e que já tiveram algum contato com mercado financeiro anteriormente. Segundo ele, o número de participantes surpreendeu: ‘’no início disponibilizamos 60 vagas e logo no primeiro dia tivemos mais de 70 inscrições, então percebemos que havia uma demanda por esse tipo de evento, e hoje foram cerca de 200 inscritos no total’’. André afirmou que o feedback dos participantes foi positivo após a palestra, todos gostaram da maneira como ela foi conduzida.

Depois da apresentação, Rafael abriu espaço para perguntas da plateia e os participantes abordaram questões pertinentes, todas muito bem respondidas pelo palestrante. Com uma linguagem de fácil compreensão pelos alunos, o evento conseguiu desmistificar o mercado financeiro e mostrar mais uma possibilidade de renda para esses futuros profissionais.

Texto/VAN: Lucas Teixeira e Bárbara Morais