Através de um convênio firmado com a diretoria do Instituto de Educação e Cultura de São Tiago (IEC) e a Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), haverá um Polo de Apoio Presencial em São Tiago da instituição de ensino superior. Com grande apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação, as aulas e encontros presenciais funcionarão na Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos, no Bairro Nações Unidas. Serão 3 cursos de bacharelado, 12 licenciaturas, 5 tecnológicos e o programa especial de formação pedagógica.

A UNIMES – renomada instituição do estado de São Paulo -, estabelecida em Santos, iniciou seu projeto para o oferecimento de Educação à Distância em 2003, passando a se chamar UNIMES VIRTUAL. Esta possui três fundamentos básicos: infraestrutura tecnológica, qualificação pedagógica e interatividade constante. Recebeu o credenciamento pelo MEC em 2006 e hoje  existem vários polos conveniados por todo o país.

Segundo Márcio Pereira, gerente educacional da UNIMES, há uma grande procura pelos cursos na modalidade à distância. “Os benefícios da educação a distância (EAD), nos dias de hoje, é a questão da abrangência. Esse tipo de ensino alcança muitas pessoas. Em um país tão grande, há pessoas que não têm acesso ao ensino superior, por inúmeras situações, sobretudo os que não têm condições de fazer uma graduação presencial ou próxima à sua cidade, pelo valor do curso ou da área de interesse. Então a educação a distância é o caminho para conseguir a tão sonhada graduação, inclusive pagamento por um preço acessível e fazendo o curso da área que se tem interesse, mas sem deixar de fazer as atividades do dia-a-dia”, explica o gerente educacional. Ele registra também que “a procura hoje pelos cursos do ensino à distância é muito grande, além dos benefícios, a qualidade é primordial, sobretudo na escolha de uma boa Universidade para se fazer um curso nesta modalidade. É preciso verificar a história da instituição, a titulação dos professores, os métodos e a estrutura de ensino, que somam muito no êxito e sucesso do formando”, ressalta Márcio Pereira.

A professora Paula Cristina Silveira, já formada em Letras por um curso presencial, retornou aos estudos para cursar Pedagogia à distância. “A faculdade à distância do curso de Pedagogia que frequentei fez com que eu pudesse ficar mais perto da minha família, pois minhas colegas e eu organizávamos os nossos horários de estudo de acordo com o nosso cotidiano. Fazer uma graduação à distância têm grandes vantagens, pois, além de estudar em casa, pude conciliar os estudos com minhas aulas de Inglês e Português que leciono na Escola Estadual São João Batista”, relata. Segundo a professora, foram três anos de estudos, incluindo duzentas horas de outras atividades complementares, tais como minicursos, filmes, leituras literárias, trabalhos de campo, palestras e outros. Para ela, foi uma grande oportunidade cursar uma graduação à distância, pois lhe permitiu ampliar a formação na área de educação e obter uma nova profissão.

Ana Paula Lara, coordenadora pedagógica do Instituto IEC, comenta sobre a importância de uma instituição de ensino superior na cidade. “Ter uma instituição de ensino no porte que é a UNIMES é uma forma de capacitar pessoas para os diversos serviços existentes na comunidade, de ajudar aqueles que não têm condição de fazer um curso presencial todos os dias, se deslocando para cidades vizinhas, a terem um curso de nível superior e, consequentemente, uma profissão. O curso à distância com metodologia própria requer que o aluno tenha disciplina, responsabilidade e compromisso com a entrega de atividades, pois o estudo à distância exige muito mais”, enfatiza a coordenadora.

As inscrições do processo seletivo para o 2º semestre de 2014 estão abertas até o dia 17 de julho e os interessados devem fazer a inscrição diretamente no site da instituição pelo www.unimes.br/web-virtual. O processo seletivo será realizado em 19 de julho, na Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos, no Bairro Nações Unidas, em São Tiago.

Texto: VAN/Marcus Santiago
Foto: Marcus Santiago