Mais uma cria dos campos de São João del-Rei poderá ser lapidada por uma grande equipe do futebol brasileiro


O meio campista Lucas Fonseca (13), que atua nas categoria de base do Social Futebol Clube de São João del – Rei, foi um dos destaques de uma “peneira” recentemente realizada no sul de Minas. Cerca de 150 atletas participaram do teste, na cidade de Seritinga. A atuação do garoto rendeu a oportunidade de passar por uma série de testes no Coritiba Foot Ball Clube. 

O garoto vai embarcar para a capital paranaense no início do mês de agosto, ao completar 14 anos, idade mínima para ser admitido no alojamento da equipe. Lucas  atribuiu seu desempenho aos trabalhos realizados no Social:  “Os treinos me ajudaram a tocar mais rápido, pensar mais rápido e correr mais”, afirma ele. A jovem promessa completa que sua expectativa para o período de testes é a de encontrar bons atletas e ter a oportunidade de treinar bastante, como fazia durante o tempo em que esteve no Social.

As categorias de base do “Xavante do Matosinhos” contam hoje com, aproximadamente, 120 atletas de diversas localidades da região, divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil. Ricardo Campos, conhecido como “Cacá”, é treinador e coordenador da base e ressalta as qualidades do jovem meia. Segundo ele, Lucas “é um menino que sempre foi dedicado desde que chegou em São João. Extracampo disciplinado com os professores, com os jogadores e, dentro de campo, a qualidade técnica é indiscutível”.  

Já o auxiliar de Campos, Elói Marques, comentou sobre o futebol do garoto, fazendo, porém, algumas ressalvas. De acordo com o auxiliar, “Lucas tem potencial, tecnicamente ele é bom e raciocina rápido, tem biotipo de jogador, mas tem que melhorar algumas coisas, para evoluir cada vez mais”, ressalta. 

A ida de Lucas para o “Coxa Branca” reforça a tradição são joanense de ceder atletas para o cenário esportivo. Dentre esses atletas, destacam-se André Luís (ex-Atlético MG, Nancy-FRA e Palmeiras), Fábio Mineiro (passagem pelo futebol Europeu), Beto (ex-Ipatinga) e Gilberto Fonseca (ex-goleiro e atual auxiliar técnico do Goiás), que inclusive é pai do jovem Lucas. 

Base Forte 

As categorias de base do clube paranaense contam, no Centro de Treinamento da Graciosa, com uma moderna estrutura, composta por cinco campos de futebol, três vestiários, além de avançado departamento médico. Todo esse trabalho já revelou inúmeros atletas que brilharam no futebol mundial, dentre eles o zagueiro Henrique, que atualmente integra o elenco da seleção na Copa do Mundo; o meia Alex, considerado um dos mais talentosos meias do futebol brasileiro; e o laterais Rafinha e Adriano, que jogam, respectivamente, pelos poderosos Bayern de Munique da Alemanha e Barcelona da Espanha.

Texto: VAN/Diego Cabral e João Henrique Castro 
Foto: Diego Cabral 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.