Tradicional festa irá ocorrer entre os dias 11 e 13 de setembro 

Biscoitos grátis para degustação serão distribuídos durante o evento
Biscoitos para degustação serão distribuídos de forma gratuita durante o evento

A cidade de São Tiago, conhecida como “Terra do Café com Biscoito”, realiza entre os dias 11 e 13 de setembro a XVII Festa do Café com Biscoito, onde pretende oferecer 5,5 toneladas de biscoitos para a degustação dos visitantes.

A tradição de produzir biscoitos artesanalmente é datada do século XIX e, com a festa, a expectativa é de alavancar as vendas, já que a instabilidade econômica trouxe queda na produção e nas vendas. Bruno dos Santos, diretor de Cultura de São Tiago e representante da Prefeitura junto à Comissão Organizadora está esperançoso: “A festa é um momento para alavancar as vendas e desenvolver novos clientes”.

Os biscoitos que serão oferecidos e expostos durante a Festa serão produzidos por 13 produtores da cidade, como informa a Secretária da Associação São Tiaguense de Produtores de Biscoito, Maíra Lopes. Esta atividade comercial é a principal fonte de renda da cidade de cerca de 11 mil habitantes.

A estimativa dos organizadores é de que a cidade receba durante os dias de evento cerca de 60 mil pessoas, que além dos biscoitos ainda poderão apreciar diversos shows e apresentações culturais, com destaques para a sambista Joyce Cândido que se apresenta na sexta e o cantor Otto, na noite de sábado. A festa ainda contará com três cortejos culturais e apresentação de Folias de Reis e roda de capoeira.

Maria Luiza é de Lavras e há 4 anos vai a São Tiago durante a Festa. Luiza viaja cerca de 120 km e ressalta a relação dos moradores com a festa: “Vi que os São Tiaguenses sentem muito orgulho de seus tradicionais biscoitos, que atraem tantos turistas, e se empenham em melhorar a parte cultural a cada ano. É uma festa muito bonita, que remete às coisas simples da cultura mineira”.

TEXTO/VAN: CLÁUDIA MARIA

FOTO: DOUGLAS CAPUTO/ DIVULGAÇÃO 2014

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.