Uma das atividades artísticas que se apresentaram no bairro Cerrado.

O Bairro Cerrado, em São Tiago, comemorou o Dia de Santa Cruz e do Sertanejo na primeira semana de maio. As festividades, que ocorrem há mais de 70 anos, são atualmente organizadas pelas irmãs Antônia, Catarina e Nininha. O momento é marcado por orações a Santa Cruz, coroação a Nossa Senhora pelas crianças do bairro, moda de viola pelos sertanejos e músicos que participam do evento, ao final sendo servido um delicioso café com biscoito.

De acordo com Dona Antônia, o evento foi interrompido por alguns anos, pois “o antigo Cruzeiro já não mais existia, com o tempo apodreceu e teve que ser retirado”, na década de 90. Em parceria com a prefeitura e voluntários, o cruzeiro foi reconstruído e o evento voltou a fazer parte do calendário de festividades da cidade.

Maria das Graças Pereira participou pela primeira vez do evento e afirma que “é uma festa marcante e muito bonita, com as orações, o terço, a coroação pelas crianças, muitas homenagens, a valorização do sertanejo, do produtor rural. Isso recorda as nossas raízes e nossa história”, ressalta.

Marcos Reis, morador de outro bairro, afirma que “é uma alegria muito grande ajudar dona Antônia na organização e montagem do espaço para a festa. Tudo acontece com muito gosto, graças ao empenho dela. Muitas pessoas vêm de outros bairros comemorar o dia de Santa Cruz e do Sertanejo”, pontua ele.

Eva Resende é moradora do bairro Cerrado e participa todos os anos. “É uma festinha muito boa. Dona Antônia nos faz lembrar de como era no início, através das homenagens, da coroação, das músicas, do nosso ex-pároco Monsenhor Eloi, que tinha grande apreço por realizar essa festa. Todos os anos, dona Antônia tem grande entusiasmo em realizar a festa, homenagear a Santa Cruz com as orações, ao sertanejo com as músicas e também em oferecer um café com biscoito ao final da festa”, comenta Eva.

Texto: VAN/ Marcus Santiago
Foto: Marcus Santiago

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.