No dia 13 maio, às 19 horas, foi realizado na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, a palestra do diretor dos direitos humanos da prefeitura de São João del-Rei, Minas Gerais, Carlos Bem, sobre sexualidade.
A palestra foi feita no laboratório de ciências, estavam presente os alunos do ensino médio noturno, alguns professores, a supervisora Raquel Souza e o vice-diretor Humberto Kennedy. Durante o evento Carlos Bem abordou temas como Aids –sintomas da doença, medicamentos e prevenção – e outras doenças sexualmente transmissíveis – DST –, ao final abriu para perguntas.
Segundo Kennedy o evento foi de extrema importância para os alunos e para a escola devido a enorme necessidade que estes estudantes têm em entender mais sobre questões relacionadas à sexualidade e DST. “As perguntas feitas a Carlos Bem, mostra o quanto os alunos precisam de orientação sobre tema abordado”, explica.
Além disso, Kennedy falou da importância de deixar espaço na escola para disciplinas de cunho humanístico e defendeu ainda a educação em tempo integral. “A escola em tempo integral possibilita ao aluno cursar disciplinas curriculares e num segundo momento disciplinas ligadas a questões sociais, culturais e empregabilidade”.
O evento organizado pelos alunos do REM- Reinventando o Ensino Médio – foi muito elogiado pelos alunos das outras turmas, pois segundo eles o palestrante esclareceu muitas dúvidas.
Após a conversa aconteceu o coffe break, produzido por alguns dos alunos organizadores, onde palestrante, alunos, professores e direção confraternizaram.
Para a professora, Ana Cristina de Resende, o evento foi excelente. “Carlos Bem falou a língua dos alunos, deu liberdade para eles perguntarem e o feedback foi muito bom”, explica.
Agora o CA se reunirá para pensar e planejar o próximo evento, que em breve terá tema e data marcada.
Por Alunos do 2º Ano de Comunicação Aplicada da Escola Doutor Garcia de Lima