A Cidade dos Sinos será a casa do evento que acontece em Outubro.

O Sport Center Fernando Magno, no bairro São Judas Tadeu, será sede da 7ª Copa MInas Gerais de Judô. O evento, que será realizado no dia 27 de Outubro, das 13 às 17hs,  é gratuito. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Esportes de SJDR e a Liga Mineira de Judô.

A tradicional competição é organizada de quatro em quatro anos e deve contar com cerca de 300  atletas de diferentes faixas etárias e de várias cidades. O Secretário de Esportes, Antônio Marcos Nascimento, comentou que o número de participantes poderia ser maior, mas em função da falta de repasses do Governo Estadual para as prefeituras, alguns municípios devem ficar ausentes do torneio, devido à falta de verbas para o transporte e para alimentação dos atletas.

Nascimento ressaltou a importância da vinda do evento para São João del-Rei, afirmando que  o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) traz verbas para o município; em segundo lugar, divulga o judô na cidade, e, em terceiro, incentiva o circuito turístico e cultural.

Para o presidente da Liga Mineira de Judô, Galileu Paolo Paiva, o intuito da competição é fomentar o esporte na cidade e fazer da Copa uma preparação para o Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece no mês de novembro, em Mariana. Além da Copa, Galileu Paiva  conta que ocorrerão outras atividades esportivas paralelas ao evento:

–  “Nós vamos ter um torneio interno na cidade, os Jogos Escolares de Judô; e, no mesmo dia, nós teremos um treinamento de campo com atletas da Seleção Mineira, ao final da Copa Minas Gerais.’’

Segundo a Coordenadora do Judô no Projeto Social Criança Adolescente Cidadã (CAC), Mônica Oliveira,  cerca de 40 competidores são-joanenses devem participar da Copa Minas Gerais. Ela também antecipa que São João del-Rei irá sediar uma das etapas do Campeonato Mineiro de Judô em 2019, com previsão de participação de 900 atletas, de todo o Estado mineiro.

Além da prática esportiva, o evento também será espaço de inclusão social para atletas portadores de deficiência.

Texto/VAN: Guilherme Guerra
Colaboração/VAN: Emerson William

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.