Aumento da tarifas é de 4,54%

Já foi publicada no diário oficial da prefeitura de Barbacena-MG a resolução que autoriza o reajuste das tarifas de água no município. As tarifas de esgoto continuam fixadas com o percentual de 50% em relação às tarifas de água.

A resolução prevê o consumo mínimo, para fins de faturamento, na sede, em ligações onde há apuração do volume consumido por meio de hidrômetro, mantido em 12m³ para a categoria Residencial, 16m³ para categoria Comercial Grupo 1 e 30m³ para a categoria Comercial Grupo 2.

Famílias de baixa renda podem enfrentar dificuldades para pagar suas contas, uma vez que o aumento do salário mínimo foi de 1,81%, ou seja, 3x menor que a tarifa de água.

A residente Valéria Jesus reclama:
– “Eu enquanto moradora e consumidora acho um absurdo esse aumento.Primeiro que não condiz com a realidade dos barbacenenses. O aumento do salário mínimo foi ilusório perto do aumento que eles estão querendo tarifar na água, sem contar que nós estamos em um período de calor e provavelmente daqui a pouco vai começar a faltar água. É um absurdo que eles aumentem o valor”.

Convênio
O Município de Barbacena – MG firmou com o consórcio o Convênio de Cooperação nº 018/2016, com o aval do Serviço de Água e Saneamento (SAS), para delegação das competências de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico. A delegação acima transfere para o CISAB-RC o exercício das atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, inclusive as competências para fixação, reajuste e revisão dos valores das taxas, tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços.

Para saber mais sobre o aumento, no link a seguir poderá ser baixado o documento relacionado à presente Consulta Pública.

Texto/VAN: Isabella Paolucci e Lays Fortes
Foto/VAN: Prefeitura Municipal de Barbacena

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.