A Santa Casa da Misericórdia busca doadoras de leite materno

Agosto Dourado é o nome dado ao mês em que as campanhas de incentivo ao aleitamento materno e seus benefícios recebem destaque nacional. No entanto, a Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei apresenta um déficit no número de mães doadoras. Desse modo, o centro de coleta não consegue atender a todos os recém-nascidos da UTI neonatal pela falta de leite.

De acordo com a enfermeira da área neonatal da Santa Casa, Maria Jacinta Pereira, o número de doadoras é cada vez menor devido à falta de informação. “A mãe tem medo de faltar leite para o seu bebê. No entanto, quanto mais se  tira, mais se tem leite. A ordenha estimula a produção”, explica.

Ainda sobre o número de mães doadoras, a enfermeira afirma que isso varia de acordo com a divulgação. “O nosso trabalho com a divulgação é constante. Tem mês que temos duas mães, oito, dez… depende da propagação”. Jacinta Pereira relata ainda que, em especial neste mês do agosto dourado, a Santa Casa realiza simpósios, fornece panfletos e cartazes para promover a conscientização.“Tivemos o primeiro simpósio nesta sexta-feira (24) com os alunos de medicina da UFSJ. Foi ótimo saber que eles podem nos ajudar a conscientizar a população de que o leite materno é importante e que não é necessário ter muito leite para doar”, enfatiza.

Em Barbacena, há uma agência de leite materno dentro da Santa Casa de Misericórdia. Segundo a instituição, as doações são feitas após orientações prévias às doadoras pelos profissionais, para que possam fazer a ordenha do leite e congelá lo em sua própria casa. São oferecidos também os frascos para armazenamento do leite, luvas, toucas e o serviço de recolhimento dos frascos de leite. “Todo o leite arrecadado é encaminhado para o Banco de Leite em Juiz de Fora, onde acontece a pasteurização”, afirma a Santa Casa.

Cerca de quarenta bebês nascem antes do tempo, colocando o Brasil entre os dez países com maior índice de partos prematuros no mundo. A prematuridade é a principal causa de mortalidade de bebês com até sete dias de vida, mas bebês prematuros alimentados desde o seu nascimento com leite materno têm maiores chances de recuperação mais rápida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de idade, atitude que traz diversos benefícios para a mãe e para o bebê. “Além do vínculo mãe e filho que a amamentação proporciona, o leite materno tem tudo o que o bebê precisa em nutrientes, além dos anticorpos passados pelo leite que são super importantes nessa fase inicial e frágil da vida”, afirma a mãe Mariana El-Corab, farmacêutica.

 

O leite materno é um alimento completo que protege os bebês de diversas doenças como diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Sendo assim, a doação é fundamental para aqueles casos em que as mães são impossibilitadas de amamentar. Para doar, a mamãe deve comparecer à Santa Casa de Misericórdia e mostrar o cartão pré-natal, os últimos exames de sangue, documento com foto e comprovante de residência. A coleta do leite pode ser feita dois dias após o parto. Com a orientação adequada as mães podem retirar o leite até mesmo em casa, com um kit disponibilizado pela Santa Casa, que também tem quem busque o leite nas residências de uma forma mais adequada. O cadastro é feito na Santa Casa da Misericórdia, Avenida Tiradentes, 289 – Centro. Para mais informações, o contato é (32) 3379-2000.

Texto/VAN: Isadora Jales e Lara Aquino
Foto/VAN: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.