Projeto de Extensão dos cursos de Educação Física e Psicologia da UFSJ auxilia pessoas com dificuldades de locomoção e promove inclusão social

Aos 10 anos de existência, o projeto de extensão Incluir que conta com uma academia de aparelhos adaptados constitui o fórum onde os alunos do curso de Educação física, Psicologia e Medicina, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), vivenciam experiências práticas junto às pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade de locomoção. Por meio do atendimento a membros da APAE, da associação Sagrado Coração de Jesus e moradores do Albergue, o projeto objetiva a melhoria na qualidade de vida dos grupos atendidos, além da humanização e consciência da natureza transdisciplinar da iniciativa.

Andréa Carmem Guimarães, professora do curso de Educação física e coordenadora do projeto, conta que, no momento em que os alunos passaram a ter um contato prático com a realidade de portadores de deficiência, notou-se uma grande comoção. “Ao percebemos que os alunos tiveram um choque muito grande, eu vi que precisava de outros professores. Assim, poderia compreender que tipo de sentimento os alunos estavam tendo nesse tipo de enfrentamento”, relata. Foi através do impacto entre diferentes realidades que surgiu a parceria com a professora Maria Nivalda e o curso de Psicologia.

As adaptações não são complexas. Consistem em pequenos detalhes como um pino que, ao ser puxado desloca o banco para que a pessoa entre com a cadeira de rodas, luvas para que uma pessoa com hemiplegia, possuindo dificuldades de abrir as mãos, possa calçá-las e fazer um ciclo ergômetro além de uma base fixadora de cadeira de rodas. Com pequenos ajustes, os portadores de deficiência física ganham maior autonomia, sem necessitar de alguém que lhes carregue de um aparelho ao outro. “Acho que o próprio convívio com essas pessoas vai nos dando um olhar diferenciado para entender o que elas realmente necessitam. Vamos aperfeiçoando aos poucos essas adaptações”, explica Andréa Guimarães.

Tais modificações na aparelhagem despertaram o interesse do Comitê Paralímpico. Alguns aparelhos, que não existem em nenhum outro lugar no mundo, já foram patenteados e o próximo passo para o avanço das negociações é a criação de um portfólio. Caso o comitê não faça a aquisição, já há outras empresas interessadas em comercializá-los. “Esse é um mercado a que essas pessoas não têm acesso. O que queremos fazer é realmente a inclusão”, salienta a professora.

O laboratório especializado atende, atualmente, 350 pessoas e conta com localização estratégica no prédio do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip), situado no Campus Dom Bosco, como forma de facilitar a mobilidade e acessibilidade aos participantes. O público procura os serviços da Universidade devido ao atendimento especializado, que é, muitas vezes inviável, devido aos preços inacessíveis. Há o conceito de não fazer separação entre grupos de idosos, portadores de deficiência, ou qualquer outro, para que haja maior interatividade e convívio entre essas pessoas.

Paulo Lisboa de 62 anos de idade contou que essa inclusão pelo projeto trouxe melhorias em diversos aspectos, principalmente na maneira como passou a enxergar sua vida. “Antes só pensava no pior mas agora minha professora disse que tenho condições de sair da cadeira. Minha vida mudou. Minha cabeça também melhorou muito. Agora quero vencer”, relatou o participante do projeto  Incluir que frequenta há quatro meses a academia.

Taís Souza, 26 anos, bolsista do projeto há dois anos e aluna do curso de Educação Física, relata como o potencial de ação social e a experiência vivenciada no Incluir são gratificantes. “Nesse ambiente que vemos pessoas limitadas se esforçando com esperança no futuro, a remuneração não é o foco. A atividade tem resultado para saúde e os alunos veem o resultado”, expõe. Os idealizadores e colaboradores do projeto pretendem expandi-lo e estabelecer novas parcerias para que, assim, consigam atender ainda mais pessoas.

Texto/VAN: Yasmim Nascimento, Gabriel Ávila
Foto/VAN: Thauana Gomes