Por Ana Julia Barbosa e Ana Luiza Reis 

O atual campeão da Superliga de Vôlei Masculino, o Sada Cruzeiro, surgiu em 2006. Um dos maiores do Brasil, com 57 títulos, o time conta com escolas de vôlei por todo o estado de Minas Gerais, a fim de incentivar o esporte em lugares onde não há tantas oportunidades e obter novos talentos para as categorias de base. 

Sada Vôlei Cruzeiro recebendo crianças do projeto após o jogo no Riachão Foto: Instagram/ sadacruzeiro/ agencia_i7

Na região do Campo das Vertentes existem quatro cidades que contam com a escolinha de Vôlei Sada Cruzeiro, sendo elas São João del-Rei, Tiradentes, Resende Costa e Madre de Deus. Onde crianças de 7 a 16 anos possuem a oportunidade de aprender o esporte gratuitamente.

Em entrevista com o Paulo Wagner Nogueira Campos, superintendente de Esportes e Lazer de Tiradentes, foi retratado que a parceria é recente, com apenas 1 mês, e paga pela prefeitura. As aulas, segundo Paulo, são de forma geral um fator positivo para “inserir jovens e crianças para além de aprenderem um esporte, a socialização, o aprendizado e as experiências que o esporte proporciona”.

Paulo Wagner e representante do Sada Cruzeiro fechando parceria em Tiradentes – Foto: Instagram/ deptoesportestiradentes

Em conversa com o Secretário de Esporte e Lazer de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento, ele nos conta de forma semelhante ao superintendente de Tiradentes como a prefeitura e o time possui parceria. Além disso, Antônio ressalta que os professores da escolinha fazem um curso com o time profissional e, assim, cerca de 400 alunos seguem a metodologia do Sada Cruzeiro. Quando perguntado se algum aluno já passou por peneiras ou está se encaminhando para o profissionalismo, o secretário relata que “2 alunos e 2 alunas já estão sendo observados  mais de perto pelo time”. 

Além disso, as crianças possuem a oportunidade de acompanhar os jogos do time principal em Belo Horizonte, podem ter um contato com os jogadores no pós-jogo e participar de uma sessão de autógrafos, ficando próximos de seus atletas preferidos e tendo a chance de conhecer uma realidade diferente da vivida no interior do estado.

Em consenso, os entrevistados explicitam da importância do esporte para as crianças, que mesmo que não venham a ser profissionais, possuem a oportunidade de mudarem suas vidas por meio de projetos como o Escolhinha de Vôlei Sada Cruzeiro, uma vez que além de terem contato com um dos maiores times de vôlei do país, aprendem muito mais que apenas regras e fundamentos esportivos. 

Equipe Infanto/Juvenil-Turma do Projeto Sada Vôlei SJDR Foto: Instagram/ projetosadavoleisjdr

SERVIÇO
Acompanhe o projeto nas redes sociais:
Departamento de Esporte e Lazer de Tiradentes – @deptoesportestiradentes
Projeto Sada Vôlei em São João del-Rei –  @projetosadavoleisjdr