Texto: Louise Zin

Revisão: Samantha Ellen

Ruby Rivera, militante LGBTQIA+ de São João del-Rei, realizou um protesto demonstrando luto pelas mais de 600 mil vidas perdidas pelo covid-19. Na última terça-feira, (26), no drive thru do Parque de Exposições, durante sua segunda dose da vacina, ela vestiu-se de viúva negra.

Ruby afirma que todas as suas roupas, seja para protestos ou para outras ocasiões, são inspiradas em filmes, séries e novelas, mas também carregam fortes mensagens. Quando questionada a respeito da conduta do governo perante a pandemia, ela afirmou: — “A conduta é uma vergonha, assassinato, genocídio puro, escancaradamente”.

Ruby Rivera em protesto no Parque de Exposições

— “Essa roupa me comoveu, eu me segurei para não chorar. Preto é luto, estamos de luto em um país que não tem justiça, em um país em que quem deveria dar exemplo e não dá”. Ruby emociona-se ao contar sobre seu amigo: — “Um amigo meu de 30 anos perdeu a vida, ele foi entubado, não aguentou, lutou até o fim, mas foi embora…” 

No véu que fazia parte da composição da vestimenta, havia a imagem de algumas pessoas conhecidas de Ruby: mãe e pai de conhecidos, pessoas de outras cidades e pessoas que morreram em São João del-Rei. 

Apesar de ser um ato bem intencionado e reflexivo, a influenciadora recebeu críticas e foi alvo de piadas. Quanto a isso, a resposta dela foi, como sempre, muito inteligente: 

— “Elogios podem ser falsos, a crítica não. Já me acostumei com as críticas”.

Ruby ainda deixa uma mensagem para aquelas pessoas que são maldosas com ela: — “Eu desejo muito na vida delas: Deus, luz, saúde, paz, amor e que eles tenham mais empatia com o próximo.”

“Eu vou morrer como uma justiceira. São através dessas críticas que eu vou vencer na vida, ter tudo do bom e do melhor, e vou continuar ajudando quem precisa, hoje e sempre”, ressalta.