Por Eduarda Cardoso

Foto: Reprodução/Jovem Nerd

Este longa-metragem de 2023, disponível no Telecine,  se trata  de uma biografia sobre Antônio Carlos Bernardes Gomes, também chamado de Carlinhos ou Mussum. Interpretado pelo ator Ailton Graça. Inicialmente, a realidade da comunidade assombra uma mãe solo analfabeta, que se esforça muito para conseguir uma vaga na escola para seu filho. 

Com o passar dos anos, ele se dedica à aeronáutica, conforme a vontade de dona Malvina. Mas no início da década de 1960, o amor pela música, que ela desaprova, toma conta de seu coração e o faz deixar a carreira militar e se voltar totalmente à música. Com o tempo e tamanha dedicação, o grupo de samba Os Originais, e suas músicas, tomaram proporções nacionais que os levaram a fazer grandes parcerias como programas de humor pela Rede Globo. 

O famoso apelido surgiu no improviso em uma das gravações, criado por Grande Otelo. A expressão pegou e Carlinhos ganhou novas oportunidades como A Escolinha do Professor Raimundo e Os Trapalhões.

O filme conta com grandes nomes da televisão brasileira como Cacau Potássio, Neusa Borges e Yuri Marçal. Os detalhes são ricos em cenas comoventes, divertidas e  risadas sinceras, com a trilha sonora voltada para o samba e roupas características dos anos 1970. O filme trabalha uma reflexão durante todo o enredo: “Burropreto tem um monte, mas preto burro não dá.” 

A representatividade da comunidade negra foi bem executada, a escolha certa dos figurinos e cenários bem sucedidos, levando em conta a época e o local em que se passa. O filme tem forte tom de humor, uma leve brisa de tristeza e tragédia.  Um bom programa para o fim de semana!