O jornal Contato Direto, da Rádio Sucesso FM, aproxima as pessoas da notícia por meio do jornalismo regional, além de promover a cidadania e ser um porta voz da valorização do trabalho de seus conterrâneos

 

O ano é 1987. A Rádio Sucesso FM já estava há um ano e meio no ar e a população de Barbacena necessitava de conteúdos que fossem além da música e do entretenimento. Desse modo, sob a direção do jornalista e político Hélio Costa, surgia o Contato Direto: programa de caráter jornalístico que tem por objetivo repassar à população as notícias da cidade e também da região. Como conta o atual diretor de jornalismo da empresa, Rogério Barbosa:

O jornal no ar

O Contato Direto é efetivamente voltado para notícias gerais, mas, especificamente, abrange Barbacena. “Temos temas culturais, de utilidade pública, policiais, entre outros. A maior parte do tempo abrange somente as questões ligadas à nossa comunidade, por ser a sede da rádio. Mas também traz notícia de outras localidades, como por exemplo, São João del-Rei”, explica Rogério Barbosa, diretor de jornalismo da emissora.

O programa tem duração de aproximadamente 50 minutos. Logo em sua abertura há a apresentação dos principais destaques nacionais e internacionais do dia e de todas as editorias. O diretor conta que, ao longo dos demais blocos, há a priorização das notícias regionais, “nós temos a participação dos nossos apresentadores, jornalistas, repórteres, comentaristas e, claro, da população”.

Apresentação do dia 6 de junho de 2018

 

Fazer jornalismo regional em cidades do interior, como é o caso de Barbacena, é um grande desafio diário. Na maioria das vezes, não ‘há nada de novo’. A repórter de rua Sabrina Silva conta que, todos os dias, é preciso fazer rondas em diferentes áreas da cidade e colher seus destaques:

O repórter Victor Vicency explica que a produção das pautas é diária, e é o momento em que toda equipe de jornalismo está reunida, cada um ajudando o outro para que o Contato Direto entre no ar da melhor forma possível:

 

Victor Vicency é um dos repórteres do programa (Foto: reprodução/ site da Rádio Sucesso)

O ouvinte Gilmar Ferreira, morador da cidade de Antônio Carlos, acredita que o programa Contato Direto é uma forma das pessoas terem acesso às notícias que acontecem na região. Como, por exemplo, os moradores da cidade onde mora, uma vez que a cidade de Antônio Carlos não possui uma rádio local.

Contato Direto e o jornalismo regional

Nos dias atuais, os meios de comunicação estão tecnologicamente avançados, as notícias são atualizadas a todo momento e as pessoas têm acesso à informação em qualquer lugar: seja no celular, a caminho do trabalho, na academia, no mercado, ou através das inúmeras redes de rádio e canais televisivos; isso, sem contar a internet, onde sites de notícias se multiplicam a cada dia.

No entanto, cidades do interior, como Barbacena, essa tecnologia parece “parar no tempo”, ainda há uma grande parte da população, que cresceu acostumada com a presença do rádio e vendo seus pais, avós, tios, vizinhos, amigos rodeados em volta do pequeno aparelho para escutar as notícias locais. Essa parcela ainda possui o mesmo hábito e só dá credibilidade ao fato depois que sai no rádio.

Dessa forma, a equipe de jornalismo do programa Contato Direto, pertencente à Rádio Sucesso FM, acreditam que o jornalismo regional é o que move toda a cidade, aproximando as pessoas. O repórter Victor Vicency defende que o jornalismo regional é o carro chefe, para que a audiência de toda rádio seja mantida:

O mesmo acredita o diretor de jornalismo, Rogério Barbosa, que ainda aposta que, com o avanço da internet, o jornalismo regional alcança ouvintes que estão longe fisicamente de Barbacena:

A repórter de rua, Sabrina Silva, defende que o jornalismo regional proporciona um maior contato com as pessoas e também com a notícia, valorizando os profissionais da cidade. Além disso, ela conta que o jornalismo regional tem a capacidade de provocar uma maior cidadania e valorizar a cultura local:

O Contato Direto conta com reportagens feitas por Sabrina Silva e Victor Vicency (Foto: reprodução/ site da Rádio Sucesso)

O programa Contato Direto, da Rádio Sucesso FM, procura fazer um jornalismo de forma imparcial. No entanto, imparcialidade total no jornalismo é algo praticamente impossível de ser alcançada. Nesse caso, esse termo não é o mais adequado. A forma que o jornalismo é feito no programa, é procurando escutar os dois lados na história, que o é que se deve fazer na prática do jornalismo.

Quanto a influências políticas recebidos, como o programa foi idealizado por uma figura política local, seria falso dizer que o programa não recebe certa influência. Além disso, a política da cidade pode influenciar as notícias e a forma como os fatos são apresentados.

Repórteres: Amanda Rodrigues, Mayara Alves e Thais Morais
Editores-Adjuntos: Arthur Raposo Gomes, Clara Rosa e Juliana Galhardo
Editora-Chefe: Profa. Najla Passos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.