Texto: Arthur do Vale

Revisão: Samantha Souza

Imagem: Louise Zin

Em visita à região do Campo das Vertentes, o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, foi alvo de protestos por parte da comunidade acadêmica da UFSJ.

Zema esteve acompanhado pelo reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Professor Marcelo Pereira, e pelo prefeito da cidade, Nivaldo Andrade. O governador, na ocasião, anunciou um investimento de mais de 60 milhões de reais na instituição.

Durante a visita, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFSJ), do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/SJDR) e da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ-SSind), realizaram protestos contra as medidas econômicas e sociais do governador.

De acordo com André Nogueira, diretor do SindUTE/SJDR, a visita de Romeu Zema à instituição não passa de uma propaganda política usando o dinheiro do acordo da Vale:

— “esse dinheiro já estava previsto pelo acordo da Vale, o que ele está fazendo é uma propaganda em cima das vidas perdidas no desastre de Brumadinho” declarou o professor.

Segundo a Polícia Militar, os atos ocorreram de forma pacífica sem nenhum problema para ambos os lados.