Em obras desde junho, quatro monumentos foram entregues à população

Foram reinaugurados na terça-feira (30) quatro monumentos históricos que estavam em obras desde junho deste ano. Com recurso advindo do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac), a Prefeitura Municipal por meio da equipe de arquitetura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou um circuito de reinaugurações aberto à população. O percurso partiu da “casa mais antiga de São João del-Rei”, e passou posteriormente na Academia de Letras, no Coreto Maestro João Cavalcante e no Teatro Municipal.

População em frente à casa mais antiga de São João del-Rei, sede do IHG (Foto/VAN: Isadora Jales)

Com início às 16h, o circuito iniciou-se na sede do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) com apresentação musical do Triclan (violino, violoncelo e teclado) do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Tiveram espaço de fala o prefeito Nivaldo de Andrade, o secretário de cultura e turismo Marcus Frois, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Ruth Viegas e o presidente do IHG Paulo Souza Lima. De acordo com Ruth Viegas, o local passa por sua terceira reforma. “Como estamos falando da casa mais antiga da cidade, imaginamos o quão trabalhoso é a sua manutenção. Realizamos agora a terceira reforma do local, sem mudança na estrutura, somente manutenção”. A reinauguração ainda contou com uma jardineira a disposição dos visitantes para transportá-los durante o circuito.

(da esquerda para a direita) Presidente do IHG Paulo Roberto, Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Ruth Viegas, Prefeito Municipal Nivaldo José de Andrade e Secretário de Cultura e Turismo Marcus Frois (Foto/VAN: Isadora Jales)

O próximo destino foi a Academia de Letras de São João del Rei, onde os visitantes puderam contemplar a restauração do local e assistir a apresentação do Grupo de Choro, também do Conservatório Pe. Maria Xavier. A mesa principal foi composta pela diretoria da Academia, juntamente com Nivaldo de Andrade e Ruth Viegas. De acordo com o prefeito Nivaldo de Andrade, as obras fazem parte do resgate da cultura da cidade. “A equipe está de parabéns e a prefeitura estará sempre à disposição para estes projetos que visam o resgate da cultura local”.

Pronunciamento na Academia de Letras de Sjdr (Foto/VAN: Isadora Jales)

O terceiro ponto turístico a ser reinaugurado foi o Coreto Maestro João Cavalcante, que contou com apresentação do grupo de terceira idade da Cia. de Dança PC&Edna e da Banda Municipal Santa Cecília. O secretário de cultura e turismo Marcus Frois comemora a entrega do patrimônio e ressalta a futura realização de eventos. “O Coreto é ponto de todos nós. Voltaremos futuramente com as programações nos finais de semana para agregar lazer e cultura à população.” Frois ainda relata que quer investir no lazer do são-joanense, que de acordo com ele, frequentará o Coreto e posteriormente o Centro Histórico. O arquiteto responsável pela obra, José Luiz Baccarini, se emocionou ao reformar um monumento construído por seu bisavô, Rossino Baccarini. “É muito emocionante ver o coreto entregue bonito e preservado à população. Foi muito gratificante ter participado disso e ainda mais por ter este histórico importante do Rossino.”

Apresentação da Banda Municipal Santa Cecília em frente ao Coreto Maestro João Cavalcante (Foto/VAN: Isadora Jales)

O Teatro Municipal foi o último monumento a ser inaugurado, e também o mais esperado. Haviam diversas pessoas esperando a abertura do ponto turístico que estava em obras desde junho. Com uma apresentação fantástica da Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco, foi cortada a fita de reinauguração e a população pôde ver como ficou um dos lugares mais queridos da cidade. Com exposição da artista Yara Tupynambá, apresentação de tango da Cia. de Dança PC&Edna e da Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco, o encerramento do circuito foi emocionante e inovador. De acordo com Leandro Rocha, responsável pelo Teatro, as mudanças foram feitas para atender a população. “Inauguramos um café no piso superior do teatro e as novas cores e formatos dizem muito sobre o que queremos: que aqui seja um local frequentado por toda a população, sem distinção de pessoas”.
A agenda do Teatro Municipal se encontra aberta para receber espetáculos e eventos de quem se interessar.

Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco em frente ao Teatro Municipal (Foto/VAN: Isadora Jales)

Texto/VAN: Isadora Jales
Foto/VAN: Isadora Jales

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.